Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 11 de abril de 2013

Penitência calculada - Por Antonio Alves de Morais

Na década de 60 do século passado houve umas missões em Várzea-Alegre e o Padre Otavio marcou as confissões para um dia antes da chegada da comitiva Episcopal. A igreja encheu-se de gente e o padre se viu sem a menor condição de atender a todos e todas. 

Foi à casa paroquial e mandou o sacristão Chico Feitosa botar uma batina, uma boina e ocupar o outro confessionário. Chico, a principio,  deu o maior pinote,  duvidou de sua capacidade para o desempenho de tão elevada função, mas  Padre Otavio  lhe falou que no caso de um pecado mais grave  viesse  consultá-lo. 

A coisa seguia dentro da maior normalidade, quando um  caboclo do Chico informou ter roubado  quatro galinhas do vizinho. Chico Feitosa considerou um pecado cabeludo e foi consultar  que penitencia cabia.  Manda rezar 10 ave-marias! Disse Padre Otavio.

O caboclo  ajoelhou-se no altar de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro e os trabalhos continuaram. Então, um novo caboclo,  desta feita, da do Coité, conta ao padre ter roubado duas galinhas. 

Chico, o aprendiz de padre, fez a conta, calculou a penitencia  e, determinou: Volte, roube mais duas, e reze 10 ave-marias. 

2 comentários:

  1. Bom Morais, mas eu que conheci muito bem o Padre Otávio não conhecia essa sua façanha! "Até padre Otávio?""""".kkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Prezado Assis.

    Era gente demais. Tinha-se que encontra quem desse um adjetorio. Chico Feitoza chegou bem na hora. E deu conta do recado.

    ResponderExcluir