Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 27 de novembro de 2011

PÉROLAS DE MANOEL CHUDU - Por Mundim do Vale.

Na cidade de Petrolina, Chudu improvisava com seu valoroso colega, quando o Dr. Varela pagou, com um cheque, aquele bonito baião. Chudu referindo-se ao meio do pagamento utilizado pelo doutor, terminou com esse gracejo:


Nós recebemos um vale,

Vindo das mãos de Varela:

Se o vale não tiver fundo,

É igual a uma tigela,

Que os dois não tendo fundo,

Não vale ele nem ela.


Chudu com um determinado companheiro falavam sobe as coisas do sertão. O colega falou do comportamento do touro diante de um perigo:


O touro fica de guarda,

Só rodeando a mlhada:


Chudu sem sair do assunto da vida campesina, mostra esse quadro de exaltação ao amor maternal:


Uma novilha amojada

Ao se apartar do rebanho,

Quando volota é com uma cria

Que é quase do seu tamanho,

Ela é quem lambe o bezerro

Por não saber lhe dar banho.


Dando proseguimento ao tema, o companheiro fala do porte avantajado dos animais de sua terra:


Não exagero o tamanho

Dos bichos do meu sertão;

Existe, lá, cada bode

Maior do que um caminhão,

Que o chifre encosta nas nuvens

E a barba arrasta no chão.


Chudu exalta sem muito exagero, o produto que sua terra cria:


Carneiro no meu sertão,

Na hora que a orelha esquenta:

Dá marrada em baraúna,

Que a casca fica cinzenta...

E sente um gosto de sangue

Chegar-lhe à panta da venta!


Quando enfrentava o nobre Geraldo Amâncio, foi dado o palpitante mote:


QUEM PERDEU MÃE TEM RAZÃO

DE CHORAR PORQUE PERDEU,


Da verve prodigiosa de Chudu, foi tirado um dos quadros mais belos:


Minha mãe que me deu papa,

Deu-me chupeta e consolo,

Deu-me leite e deu-me bolo,

Doce, bolacha e garapa:

Certo dia deu-me um tapa,

Mas depois se arrependeu...

Deu um beijo onde bateu,

Esquecendo a ingratidão:

QUEM PERDEU MÃE TEM RAZÃO

DE CHORAR PORQUE PERDEU!


Dedicado aos poetas e poetisas do Blog do Sanharol.

4 comentários:

  1. Quando teve de arribar do Crato por causa da seca, de cima de um pau-de-arara declamou estes versos:

    Adeus cidade do Crato!
    Quereres da minha vida!
    Levo saudade d eti,
    Rapadura e rapariga.

    Quando chove no sertão
    Já chove no Cariri,
    Havendo muito feijão,
    Na serra muito pequi.

    Se eu longe não me acabar
    Te juro por Zé De Mato:
    Que ainda hei d ete ver,
    Minha cidade do Crato!

    Quando a cana apenduar,
    Quando o arroz fulorá,
    Quando o milho der espiga,
    Eu volto prá esta fartura,
    Prá mexer rapadura
    E mexer com as rapariga!

    ResponderExcluir
  2. Do poeta Zé de Matos, de Barbalha, mas apaixonado pelo Crato.

    ResponderExcluir
  3. ô povo bom de rima !!! Parabéns!

    Abraço,

    Claude

    ResponderExcluir