Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 4 de maio de 2023

025 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.


O sitio São Vicente em Várzea-Alegre, se caracteriza por dois fatos principais. Todos os seus habitantes pertencem a mesma família,  Alves Bezerra, Alves de Lima e Gonçalves da Costa.

Apesar de  população numerosa são todos primos entre si. Outra característica marcante é o fato  de poucos serem conhecidos pelo nome de registro. Quase  a totalidade dos habitantes é conhecida pelo apelido. Entre tantos  vai alguns: Boró, Tarufa, Vejú, Macaxeira, Bimbarra, Cajarú, Bento, Seu Coca. Cuíca,  Crespim, Mané das Mangas, Migué da Lata,  Zé Branquim, Mucego, Zé Garrancho, Pajé, Zé Tousin, Piaba e por fim, Miguel Bezerra da Costa, o conhecido "GOVERNO".

Na década de 80 do século passado, durante uma tremenda seca, foram criadas frentes de serviços para socorrer o flagelo e amenizar o sofrimento da gente do campo. Foram determinados os dias  para cada sitio.

O sitio São Vicente compareceu numa  quinta-feira e os encarregados pelo alistamento, os técnicos da "Emater" começaram, cedinho, o atendimento. Renato Bitu, foto, diante de um alistante perguntou: Nome do Senhor:
Resposta imediata e em cima da bucha - "Governo".

O Renato  bradou a todo pulmão : amigos  a situação do São Vicente  é muito  caótica : até o governo  veio se alistar.

Miguel Gonçalves da Costa - vulgo Governo. É testemunho deste  causo.



5 comentários:

  1. Artemisia.

    Dá um grande abraço no amigo Jose Bezerra e pergunta se ele sabe que entre os apelidos citados tem dois irmãos dele?

    Antonio Morais.

    ResponderExcluir
  2. O nobre primo Morais destaca em sua postagem um local que se caracteriza por um povoado somente de famílias inteligentes. Aqui quero destacar quatro que foram meus colegas durante o curso ginasial no Colégio São Raimundo Nonato, onde hoje são verdadeiros profissionais de destaque na área da saúde, agricultura e Banco do Brasil.
    Os colegas são: Dr. Maurício, médico, Dr. Luis Leonir, farmacêutico, Dr. Raimundo, Engenheiro Agrônomo e Dr. Carlos, Administração de Empresa. Aqui vão os meus sinceros votos de uma amizade recíproca e verdadeira ao povo bom e hospitaleiro da Comunidade de São Vicente. Aproveito para desejar um feliz natal e um ano novo com muitas realizações.

    ResponderExcluir
  3. Morais, eu até sugeri que o Bezerra lhe mandasse a lista de outros que conhece. Cuíca e Tosin são:( Joaquim e Lindoval). Obrigada pelo carinho.

    João B. Bitu, se o Carlos for: Carlos Alves Bezerra, irmão de Cuíca e Tosin, é formado em Contabilidade e trabalhou no Bando do Brasil.
    Quem é formado em Administração Pública e Privada é o José Bezerra de Souza, pela UFRRJ. O João Edísio ,irmão deles é formado em Matemática e a irmã, Profa. Valdevina é formada também.
    É um povo muito inteligente mesmo!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Ok!!!!!!!!, Artemisia, obrigado pela correção é mesmo o Carlos Alves Bezerra, pessoa a quem eu tenho grandes amizades e tenho vontade de revê-lo, pois já se passaram muitos anos sem que tivéssemos oportunidades de um encontro.

    ResponderExcluir
  5. João, o Carlos mora em Teresina, tem dois filhos. O rapaz é Médico e tem o mesmo nome do pai: "Carlos Filho". A moça chama-se: Ângela Maria e faz Medicina também. O Carlos (pai) está sempre em Várzea Alegre: Natal, Festa do Padroeiro...
    Um abraço.
    Artemísia

    ResponderExcluir