Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

INVENTÁRIO DE MENOS UM ANO - POR XICO BIZERRA

Mal começou, está minguando, quase acabando, este 2011. Que ano avexado, este. Quando eu pensei Janeiro, Dezembro já era. Ano em que quebrei o pé, consertei o pé e não acertei na Mega-Sena. Ano em que dormi todas as noites, sonhei como sempre e acordei todos os dias, exceto naqueles em que não dormi e só cheguei de manhã em casa. Aconteceu de tudo no meu universozinho particular: fiquei puto com o cara que parou em frente à minha garagem impedindo que eu entrasse. Perdoei o cara que ficou em frente à minha garagem impedindo que eu entrasse. Perdi apenas 20 minutos de tempo e poesia. Lancei o Cd novo – Candeeiros e Neons, tendo a honra e o prazer de ver canção de minha lavra interpretada, pela primeira vez, por Xangai. Elba Ramalho também está no disco. Reservei as terças e sextas para apresentar o Forró e Ai na Radio Folha FM 96,7 e fiz 103 programas durante o ano, entrevistando um monte de gente boa. Perdi a paciência com o motoqueiro que quase arranca meu retrovisor. Relaxei, ele devia estar atrasado e com pressa. Foi só um arranhãozinho leve. Escrevi um bocado de bobagem para o Jornal da Besta Fubana, pra Gazeta Nossa, Pro Blog do Sanharó, pro Cacimba da Poesia e pro Além do Horizonte e teve um magote de gente que leu essas bobagens. Comi fava na casa do papa Berto e conheci uma cachaça muito boa chamada Volúpia. Minha espirradeira alérgica continuou sendo uma companheira fiel e constante durante todo o ano. Como já recebi os títulos de cidadão do Recife e de Pernambuco, dei de presente a alguém que precisava um paletó novinho em folha, apenas duas vezes usado, e uma gravata vermelha e cinza, combinação perfeita com o dito-cujo paletó. Fui a Minas conhecer Tiradentes, Ouro Preto e conheci Dores do Indaiá. Depois fui ao Crato reabastecer as baterias. Aproveitei e dei uma esticada até o Bodocó, Ouricuri, Petrolina, beira do rio São Francisco. Descobri o que era saudade quando em 23 de agosto deixei meu filho no aeroporto pra uma temporada no Canadá. O Sport subiu pra serie A. No reveillon de 2010 estava vivo e no de 2011 espero assim continuar. Mas, o mais importante: amiudei meu tempo de bate-papo com Deus e, quase sempre, ele teve tempo de me escutar. Que venha 2012.

5 comentários:

  1. Prezado Xico Bizerra.

    Parabens pelo inventario.

    Somos gratos e agradecidos pela grande colaboração com o Blog do Sanharol neste 2011. Esperamos contar com sua importante presença em 2012.

    Um feliz ano novo para voce e sua familia. Que a paz, a harmonia e a felicidade estejam presentes neste ano que se avizinha.

    Blog do Sanharol.

    Antonio Morais.

    ResponderExcluir
  2. Este é o tipo de escrito que começamos a ler de passagem e a cada linha sentimos mais necessidade de conhecê-lo. Pena que quando já estamos personagem atuante no texto, ele acaba. Uma crônica dos velhos tempos! Sensacional!

    ResponderExcluir
  3. MAIS UM EXCELENTE TRABALHO DO POETA XICO. AO LER O COMENTÁRIO DO ASSIS EU PENSEI QUE ELE IRIA RELATAR QUE QUANDO JÁ ESTAMOS PERSOAGEM CHEGA DEZEMBRO DIA 28 E O ANO ACABA

    ResponderExcluir
  4. E é quase isso Claudio Sousa! Quando eu pensei que tava bom... acabou! Mas é assim mesMO.! A arte, (em geral) sobrevive disso! ISSO É ARTE!
    "Sobreviver a arte é o que de mais puro há! respire! isso é arte! Respirar, e mais um pouco já é vida, portanto, ARTE!

    fELIZ 2012 cLAUDÃO!

    ResponderExcluir
  5. E é quase isso Claudio Sousa! Quando eu pensei que tava bom... acabou! Mas é assim mesMO.! A arte, (em geral) sobrevive disso! ISSO É ARTE!
    "Sobreviver a arte é o que de mais puro há! respire! isso é arte! Respirar, e mais um pouco já é vida, portanto, ARTE!

    fELIZ 2012 cLAUDÃO!

    ResponderExcluir