Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

SEXTA DE TEXTOS - Sávio Pinheiro


MOTE DE ARIANO SUASSUNA

A nação americana
Tem o nariz empinado,
Um idioma enrolado
E um bocado de grana.
A fama de soberana
Não me traz nenhum vintém,
Portanto não fica bem
Querer esbarrar na gente.
“EU NÃO TROCO O MEU OXENTE
PELO OK DE NINGUÉM”.

Sou da raça brasileira
Um povo bem misturado
Chamado miscigenado,
Mas de mente verdadeira.
Não fico de brincadeira
Quando o papo fere alguém.
Não temo quase ninguém
Mesmo que seja valente,
“EU NÃO TROCO O MEU OXENTE
PELO OK DE NINGUÉM”.


Moro no seco Nordeste
Sem temer o preconceito
Já que fiz um bom conceito
Vencendo a fome e a peste.
Por favor, ninguém moleste
O povo que me quer bem,
Pois está bastante aquém
Aquele que me desmente,
“EU NÃO TROCO O MEU OXENTE
PELO OK DE NINGUÉM”.


Abraço no interior
Uma envolvente cultura
Criando uma partitura
De um riso superior.
Na vida, uso o humor
Sem fazer nenhum desdém.
Já venci foi mais de cem
Reproduzindo um demente
“EU NÃO TROCO O MEU OXENTE
PELO OK DE NINGUÉM”.


No Ceará, vivo só
De forma muito atrevida
Querendo vencer a vida,
Que amarga, feito jiló.
Degusto o meu pão-de-ló
Sem desmerecer ninguém.
Defendo dizendo amém
Ao meu sotaque insistente
“EU NÃO TROCO O MEU OXENTE
PELO OK DE NINGUÉM”.

4 comentários:

  1. Dr. Savio.

    Felizmente temos defensores do nosso idioma, dos nossos costumesw e de nossa cultura como voce, o Suassuna e outros. Porem o que tem de gente americanizada do norte não está no gibi.

    ResponderExcluir
  2. Eu já disse uma vez.
    essa sexta do Dr. Poivinha, não tem só texto não. tem muita coisa mais.
    Parabéns poeta, o mote ficou nota 1000.
    Quando eu voltar de viajem vou tentar fazer alguma coisa parecida.
    Abraço lá de nós.
    mundim.

    ResponderExcluir
  3. Eita dobradinha porreta, home de Deus:
    Ariano Suassuna e Dr. Sávio Pinheiro.
    Quá dor dois é mió?
    Parabéns, Dr Sábio Sávio!

    ResponderExcluir
  4. ÊTA CABRA BOM DE VERSO... GOSTEI... PARABÉNS...

    ResponderExcluir