Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

VOU DEIXAR SAUDADES? - Por Vicente Almeida

Sei que partirei antes de você. O meu tempo está celeremente se esgotando. O diagnóstico sobre a minha enfermidade está correto. A ciência nada poderá fazer para impedir o meu desenlace. Posso seguramente afirmar que poucas horas me separam do meu fim.

Partirei em paz, como aquele que amou intensamente todos os amigos.

Faça-me um favor: Divirta-se na minha partida. Outros me substituirão em seqüência e você ainda estará aqui falando sobre mim.

Se tiver vontade de rir, ria o bastante.

Se durante a vigília que antecederá minha partida, seus amigos falarem a meu respeito sobre o que pude fazer por eles, ouça-os e acrescente sua versão. Fale sobre mim. Diga o que pude fazer por você. Fale de suas realizações e dos seus projetos futuros já sem este velho amigo e companheiro de todos os momentos.

Defenda-me quando julgar necessário, acrescente fatos novos, mas que sejam verdadeiros.

Se tiver vontade de chorar um pouco, por que vai sentir saudades minhas, não faz mal, derrame uma lágrima ou duas, mas saiba que dia virá, em que você também partirá e os outros discorrerão sobre seu passado da mesma forma que farão comigo em breve.

Se alguém tentar ofuscar a minha existencia, transformando-me em demônio, não acredite! Fiz tudo para agradar a gregos e troianos. Fui igualitariamente leal com todos. Não fiz distinção entre aqueles que me xingavam dos que me elogiavam. Dei a cada um, oportunidades várias para reconciliação consigo e com o mundo. Dei tempo para solucionar suas pendências, organizar a vida e ser feliz. Mas aquele que me acusar, desde já está perdoado.

Não vou estranhar por partir antes de você. A eternidade dos tempos me espera. Cheguei trazendo esperanças e partirei sereno, levando saudades. Sei que fiz a minha parte. Continue tentando realizar seus projetos meritórios, você vai conseguir!  Os que me sucederem irão lhe proporcionar igualmente as mesmas oportunidades como eu o fiz durante a minha transitoriedade.

Eu realmente estou triste. Não pela minha partida. Sei muito bem que começamos a morrer a partir do dia em que nascemos. O tempo inexorável não permite que estacionemos indefinidamente, mas permite que nos transformemos a cada instante, e é esta transformação que dá continuidade ao tempo o tempo todo, e embora o tempo não tenha tempo para contemporizar, tem todo tempo para eternizar.

É... Estou triste por que a eternidade um dia fará você me esquecer. Em poucas horas serei uma simples lembrança. Em mais algum tempo, poucos fatos se ligarão especificamente a mim. E após uma geração, a lembrança já será remota e continuará indefinidamente se distanciando até se perder na noite dos tempos.

Sou um contador do tempo.
Sou um degrau para meus companheiros de jornada.
Falei "Eu", por que sou único. Não houve outro antes de mim, nem haverá outro depois.
Ninguém chegará à eternidade dos tempos, sem antes passar por mim!

EU SOU 2011 - Snif, snif, snif.

ADEUS. Good-bye. Adieu. adiós. Arrivederci. Auf Wiedersehen. Ah... sei lá; ATÉ NUNCA MAIS!
Escrito por Vicente Almeida
30/12/2011

7 comentários:

  1. Vicente,

    Você me deixou em dúvida até certa parte do texto. Achei que era uma fala de Jesus Cristo. No final da apresentação, a modéstia tinha se esvaído totalmente - Jesus Cristo, nem pensar! Finalmente, você fala em 2011. Belo escrito.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Compadre Vicente.

    Parabéns pelo texto. Mas 2011 não foi esses balaios todo não.

    Não vai deixar essas saudades todas não.

    Um 2012 melhorzinho para todos nós. Espero, desejo e anseio.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Aff Pai!!! Não tem o que fazer não é!!??? Quase morri do coração quando comecei a ler esse artigo!!! (o Sr. disse para ver hoje sem falta e corri para o PC)Isso é coisa que se faça!!!!??? Logo comigo que sou sua filha n. 01 e sou a última a (sempre) saber das coisas por aí!!! Afff!!! Vou pedir para o Moraes lhe dar uns sopapos por mim!! (ainda estou com taquicardia), QUE COISA!!! Ainda bem que era só o ano se acabando e se despedindo... rsss FAÇA MAIS ISSO COMIGO NÃO viu!?!!! bjs FELIZ ANO NOVO!

    ResponderExcluir
  4. É...

    SÁVIO. Meu amigo:

    Você ficou confuso por que leu a mensagem de despedida de 2011, e no princípio imaginou "N" possibilidades, colocando em xeque o autor.

    Bem: 2011 me pediu para escrever seu epitáfio. Não achei legal. Afinal ele não morreu: Sairá de cena, partirá para sempre.

    Em seu nome, preferi escrever uma mensagem de despedida desejando que todos sejam felizes, segundo seus pensamentos e possibilidades.

    MORAIS. Meu compadre:

    Entendi o que você disse, entretanto, entendo também que o ano em sí, não é bom nem ruim, ele apenas transcorre, e nós, a borda dos seus dias, vamos traçando nossa jornada terrena em direção as estrelas mais luminosas.

    Ocorrências naturais aconteceram e ainda acontecerão. Devemos estar preparados para a aceitação do inevitável.

    Desejo de coração que seus 366 dias de 2012 sejam profícuos e que durante o seu transcurso você possa se realizar segundo seus planejamentos.

    MAGNÓLIA. E aí?

    Que bom saber que em 2011 você venceu mais uma vez.

    O pensamento é tudo. Quem pensa positivo não pára diante dos obstáculos, luta para superá-los, realizando o possível e deixando o impossível para Deus, que te conduzirá nos braços nas difíceis travessias.

    POLIANA. Filha Minha:

    Não esperava que você sentisse tão forte impacto ao ler esta matéria.

    Enquanto o Dr. Sávio pensou em Jesus Cristo, você pensou que eu estava me despedindo da vida. PUUUXA! Desculpe-me.

    **********************************

    Gente:

    Com o ano de 2011, também se despede de vocês: "É..."

    Foi legal conviver em sintonia com todos os colaboradores durante esses três últimos anos, mas é hora de despedida. Nada é para sempre.

    Faço minhas as palavras de 2011:

    "O tempo inexorável não permite que estacionemos indefinidamente, mas permite que nos transformemos a cada instante, e é esta transformação que dá continuidade ao tempo o tempo todo, e embora o tempo não tenha tempo para contemporizar, tem todo tempo para eternizar".

    É... Deseja abraçar virtualmente todos os amigos com quem conviveu, e a meia noite, com 2011 partirá feliz, também certo de que fez o melhor que pode para se fazer entender.

    Vicente Almeida

    ResponderExcluir
  5. Vicente:
    Muito bem pensado sua postagem. Conseguiu confundir a cabecinha do Sávio....
    Repito as palavras dele:"Belo escrito".

    ResponderExcluir
  6. Tá perdoado Pai! rsss Desculpe-me também, mas a vida aqui em São Paulo é corridíssima (principalmente a minha), e infelismente adqueri também o hábito de fazer tudo correndo (péssimo hábito pr sinal). Feliz ano novo!!! beijos

    ResponderExcluir
  7. É...

    Fideralina:

    Que a partir de amanhã você continue realizando sonhos, principalmente aqueles que não foram possíveis até hoje.

    Obrigado pela sua participação nesta nossa última postagem do ano.

    Poliana:

    Então combinamos assim: Estamos reciprocamente perdoados!

    Vicente Almeida

    ResponderExcluir