Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

2.012 - Ano de Eleições - Por A. Morais


Governador em exercicio Adauto Bezerra, prefeito Dr. Jose Iran Costa e Dr. Irapuan Costa.

Não é preciso ser politico ou fazer parte do meio para entender, basta ser um  observador da historia para saber que a politica  é a arte  de somar. Soma-se um daqui, outro dali e quando se constitui uma maioria se vence. 

Acontece que  o politico nunca se dar por satisfeito, quer sempre mais e, diante desta sua voracidade  e ganancia  de grandeza compromete a administração e sacrifica a propria sobrevivencia politica em busca de mais apoios. Diante disso, os oportunistas se organizam em torno do "levar vantagem". Todo tipo de  artificio é usado para  uma coapitação.  O prefeito  chega a botar a corda no proprio pescoço para atender e não perder e, ganhar apoio.

Falo com conhecimento de causa. Um dos maiores lideres de nossa terra, Dr. Jose Iran Costa esperou 20 anos a oportunidade para se eleger prefeito, fez uma  grande administração e, no desejo  de se fortalecer politicamente, chegou a ponto de lançar para seu sucessor um tradicional adversario politico seu, em toda a historia  de nossa cidade. Como amigo e correligionario, eu o advertir a época. A maior parte das reuniões foi em nossa casa do Crato. Disse ao Dr. Iran - não faça isto,  isto é um suicidio, voce vai acabar com a sua vida politica. Voce elege qualquer um que apresentar, eleja um amigo seu. 

Dito e feito. Poucos  mezes  depois de eleito e da posse  foi traido de forma absolutamente deselegante. Varzea-Alegre é hoje um grande exemplo  de adesismo  interesseiro, que, com certeza, levará o proximo gestor a ter grandes dificuldades em acomodar, aglutinar e atender os grupos organizados com fins de explorar e tirar proveito do erário publico.

A verdade, as vezes é dura, mas deve ser dita para que, acima de tudo, seja observada e venha servir de exemplo. Pior do que perder no voto é perder depois da posse com a traição do eleito. Em 1988, se elegeram João Alves de Lima e Francisco Bitu Costa, Tercio Costa, prefeito e vice respectivamente. Para um mandato de 04 anos, vincendo em Dezembro de 1992.

4 comentários:

  1. Oportuno:
    Duas coisinhas que os politicos não devem esquecer: Para se ganhar uma eleição basta a metade mais hum dos votos. Necesariamente não se precisa da unanimidade, até porque é impossivel, e, para não perder depois de eleito e da posse, procure uma pessoa que mereça sua confiança.

    O político pensa uma coisa, diz outra, e faz o contrário.

    ResponderExcluir
  2. Dr. Iran Costa está entre os grandes benfeitores de nosso terra. Nosso reconhecimento e gratidão.

    Blog do Sanharol.

    ResponderExcluir
  3. Antonio Morais,lembro bem desta eleição,o meu pai Estevaldo Leandro,que era da ala de Dr. Iran,disse a mesma coisa que voce falou para ele,so que a política é uma arte que ate mesmo os veteranos dela as vezes não sabem o fim que irá ser o seu final de apuração.Dr. Iran ficara para sempre eternizado dentro de Varzea Alegre,até mais.

    ResponderExcluir
  4. meu voto para Prefeito Dr.Iran n. 16 e para Vereador Estevaldo Leandro n.1619,essa seria a minha chapa na eleiçao de 1982,valeu para todos de Varzea Alegre,pois so tinha 10 anos de idade,mas votaria desta maneira.

    ResponderExcluir