Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 21 de janeiro de 2012

Guardas da Higiene - Por A. Morais



Dedicado ao colaborador  Danúbio Bezerra.

Há  poucos dias, fizemos varias postagens e comentários a respeito  dos cuidados e atenção com a higiene  nas praças de alimentação. Pois bem, em Várzea-Alegre, no sitio Varzinha Dona Raimunda não tinha lá esses cuidados todos. Se você não conhece: arroz mexido  é uma especiaria cujos ingredientes são arroz e leite.  Mexe-se  até virar papa no papeiro. Uma irmã de Dona Raimunda chegando na casa da mesma se deparou com uma porção de arroz mexido,  num prato, em cima do fogão. Não contendo sua curiosidade perguntou: Mana, de quem é este almoço?  Ela respondeu: neguinha num é as besteiras de Zunda,  só porque  encontro um carrapato na comida não quiz.. Zunda era o filho mais velho de Dona Raimunda.

Outra vez, os guardas  sanitários chegando  na casa de dona Raimundo bateram palmas e ouviram da mesma: Quem é lá? Os guardas da saudê! O que vocês querem? Queremos vê como anda a higiene da casa! Carece não. Minha irmã Maria não come nada, e, se não come não caga. Zunda é muito trabalhador, vive na roça, caga por lá. E eu quando cago  embrulho num jornal e atiro em cima da casa. 

Permissão concedida para a inspeção, encontraram uma alpargata de  currulepe dentro do pote da agua de beber perdida a mais de seis meses.

5 comentários:

  1. Arroz mexido. Comi muito. Comida de doente. Não faz mal a ninguem. Como não houve o cuidado da parte de Dona Raimunda de cuar o leite o carrapato veio junto com a leite e botou a perder a especiaria.

    ResponderExcluir
  2. PENSE NUMA HIGIENE; MAS MORAES SERÁ QUE PERDEU-SE MESMO???

    ResponderExcluir
  3. Durante minha vida de agente de endemias, deparei-me varias veses com situaçoes identicas.O BLOG DO SANHAROL VEM SUPERANDO TODAS AS EX PECTATIVAS

    ResponderExcluir
  4. Gente! Dona Raimunda só fazia o que lhe ensinaram, coitada!
    Agora, que arroz mexido é uma delicia, isso é!!

    Cláudio: eu duvido muito, que tenha escapado um grauzinho, rsrs.

    Danubio: você não viu foi nada! continui acessando este cantinho, e você verá que todo dia tem coisa boa. Abrços a todos com carinho. Fatima Bezerra.

    ResponderExcluir
  5. Apesar de não ter conhecido, mas existem muitas histórias interessantes de Raimunda da Vazinha. Observando a dimensão dos episódios já postados pelo prime Morais, observa-se que além do seu lado de humor, era também uma senhora do bem. Mesmo com a falta de higiene cuidava bem dos seus familiares e todos tinham admiração pela sua formação religiosa e pelo amor ao próximo.

    ResponderExcluir