Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 7 de janeiro de 2012

Nos tempos de Dr. Vasco - Por A. Morais


Da direita para esquerda em pé: Mascote, Carlito, João de Amadeu, Nenên de Canuta, Otacílio Correia, presidente da liga desportiva de Varze-Alegre, Toinho de Abigail, Dr. Vasco, Santiago Vasques Filho, Juiz de Direito da  cidade, Valdir e o empresario Joaquim Diniz. Agachados mesma ordem: Rubens Diniz,  Inácio, Silva Teté, Perna Santa, Zezinho,  e Tinteiro.

Historia:

No inicio da década de 60 do seculo passado, Várzea-Alegre tinha uma excelente equipe de futebol. As duas autoridades máximas da justiça eram  grandes desportistas. Dr. Vasco, o juiz de direito e o Dr. Aírton Castelo Branco, mui digno  promotor de justiça, era treinador físico da equipe.

Certa feita,  o Cedro veio jogar em Várzea-Alegre. Havia uma relação azeda entre as duas cidades. A concorrencia entre as duas comunas, as vezes, extrapolava a razão. Nesta época  tinha um cidadão conhecido por Viana na cidade de Cedro que tinha  fama de brabo, não levava desaforo pra casa, foi num foi a bala comia de esmola. Num jogo amistoso no campo do Juremal o Dr. Vasco  era o juiz da cidade e, também do jogo. Marcou uma penalidade contra  a equipe do Cedro. A emboança começou quando Viana invadiu o campo de  revolver 38 na mão e atirou na bola. Dr. Vasco, para mostrar sua autoridade de juiz  das cortes da justiça e  do esporte apanhou a bola reserva,  colocou na marca do cal e bateu a penalidade ele próprio. Mais um contraste que ninguém comenta. O Juiz da cidade que também era juiz do jogo bateu o penalti que decidiu o resultado da partida.
Um a zero para Várzea-Alegre, gol do Juiz. Eu tinha lá os meus 12 anos de idade e sou testemunha dessa proeza. Desafio alguem a deixar um depoimento que contemple e agregue valor a este fato. Viana entrou em campo pelo lado  direito da meta que fica ao sul. Explodiu a bola com um tiro de 38. O juiz  apanhou a bola reserva e bateu o penalti na mesma meta. Viana fez bunda de ema para o Cedro. A torcida a essa altura  já passava do Sanharol  tão grande era o medo e a carreira.

2 comentários:

  1. Quem ler essa historia mirabolante dirá certamente que é mentira. Mas não é mentira. Poucas pessoas testemunharam porque depois do tiro e da explosão da bola já tinha gente espalhado da Serra Negra e Serra da Charneca de tão grande que foi o medo. Vamos aguardar se aparece alguem com algum depoimento a favor ou contra a historia.

    ResponderExcluir
  2. POR AQUI TEM UM DITO POPULAR QUE FALÁVAMOS MUITO. SÓ NO CRATO UMA DESSA. MAS UMA DESSA SÓ NA VÁRZEA ALEGRE MESMO. VALEU MORAIS ESPERAMOS POR MAIS NOSSO FUTEBOL ASSIM COMO A HISTORIA DO NOSSO POVO TEM MUITO A CONTAR

    ResponderExcluir