Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

ONDE FICA LIEVO? - POR XICO BIZERRA.

Alguém já disse que os abismos dos céus são mais profundos que os abismos dos mares, mas ambos são abismos. Eu complementaria dizendo que a angústia de alguns sonhos atormentam mais que as angústia reais, embora sejam apenas duas formas distintas de angústia. Corri pro mestre Google. Existiria a cidade de Lievo, na Itália? Não, não existe. Este lugar foi inventado apenas para ilustrar meu sonho. Sonho agoniado ... Tão agoniado que vou reparti-lo com vocês pra desagoniar-me a alma. Perdido numa rua, entre a Torre e a Madalena, no Recife, vi-me de repente pedalando minha bicicleta numa longa e larga estrada, deserta e sem fim. De repente, vejo um caminhante que, indagado, responde-me que estou em Lievo, na Itália, e como prova me mostra a placa de três carros que estavam à beira da pista. Lá estava escrito: LIEVO. Sonhei Lievo, acordei Recife, perdido na angústia das desertas estradas dos sonhos, tão distantes de onde deveriam ser, tão vizinhas de onde não são.

3 comentários:

  1. Prezado Amigo Xico Bizerra.

    Iniciando o ano com mais uma bela cronica. Os leitores do Blog agradecem.

    Abraços.

    Antonio Morais.

    ResponderExcluir
  2. POETA SE ANOTOU A PLACA DOS CARROS ME PASSA PRA EU JOGAR NO JOGO DO BICHO

    ResponderExcluir
  3. Xico,

    O subconsciente "lieva" a gente a lugares inimagináveis no mundo real. A sua mente criativa, mesmo desligada através do sono, encarrega-se em fermentar o nosso imaginário.

    Um abraço.

    ResponderExcluir