Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 23 de janeiro de 2024

483 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antonio Morais



Esta é uma daquelas historias que se não houvesse  muitas testemunhas  não se tinha coragem de contar.  Passaríamos por mentiroso.

Raimundo Menezes separou 102 rezes no Sanharol para levar para a fazenda Iputy. Todo o rebanho estava  comendo na mesma manga, onde se encontra  uma planta daninha conhecida por tingui de paladar saboroso e agradável aos bovinos, porem  muito perigoso e mortal. Para movimentar o gado aconselha-se  fazer um  jejum de no minimo  8 dias para  que não se corra risco de perder algum animal.

Destas 102 rezes Raimundo Menezes  mandou que Picoroto, o encarregado e Junior filho deste, escolhessem  uma  cada e ferrassem. Escolhidas as duas rezes e ferradas, na hora certa e combinada  seguiam com o gado para  o Iputy. Quando a boiada andou  uns 200 metros caíram duas rezes asfixiadas por causa do tingui, tendo morte imediata. Verificado o ferro eram a de Picoroto e a de Junior. É isto mesmo só morre de quem tem.

Um comentário: