Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

TÁ O FUCIM DO AVÔ GETÚLIO - Por Mundim do Vale.

No ano de 1.957, Vicente Justino ( Cravina ) Botou um leitão no ombro e saiu oferecendo aos nossos conterrâneos em Várzea Alegre. Como não houve nenhum interesse, ele foi até os Patos, jogou o porquinho sobre o balcão da bodega de Raimundo de Fama e gritou:
- Raimundo me compre esse bacurim!
- Não. Quero não!
- Mais ome. Compre o bichim, qui ele tem istora. Ele é neto de Getúlio, aquele poico qui Seu Matia criou injeitado.
- Quero não. Eu num gosto de poico nem de Matia.
- É, mais foi Seu Matia qui butou João Faceiro pra arribar de Raja Alegue, naquele tempo qui ele tava prisiguindo as moça da Vazante.
- Mais isso é coisa do passado, o qui interessa é o futuro.
- É o futuro. Apois iscute essa. Mariinha de Pedo Preto viu a visão do finado Raimundo Costa e escutou quando ele dixe qui vai ter uma maldição no dia 15 de abril de 1.977. A torre da igreja vai cair e São Raimundo vai ficar na dimpidura, cai, num cai. E dixe tombém qui no mermo dia, vai morrer um mói de Raimundo. É; Raimundim Piau, Raimundim de Zezim de Ogenho, Raimundim de Joaquim Francisco, Raimundo de Duval, Raimundo de Gessé, Raimundim de Adélia e Raimundo Queiroz. Só num vai morrer Raimundo de Souzão, pruque se ele for pru inferno, vai querer mandar lá mais do que Satanaz.
- Ontom-se quer dizer qui se a torre da capela de São Francisco cair, vai Morrer: Chico de Ontõe Chico, Chiquim de Ontõe Bento, Chico de Belizaro, Chico neném, Chico de Munda e Chiquim de Pedo belo?
É. Só vai escapar Chico de Mundêro, Pruque num fala da vida Alêa.
- Tu que saber duma coisa Cravina? O passado já passou, o futuro inda tá longe, o qui voga é o presente.
- E o bacurim?
- Tá o fucim do Avô Getúlio.

A visão acertou na queda da torre, mas enganou-se com os mortos, porque naquela data não morreu nenhum Raimundo e nem Francisco. Só quem morreu naquele dia foi o canário de Antônio de Felinto, mas o nome dele era Cauby Peixoto.

Dedicado a conterrãnea Fátima Bezerra.

4 comentários:

  1. Prezado Mundim.

    A previsão era cruel com os Raimundo e os Francisco. Não podia acontecer mesmo. Já pensou Varzea-Alegre sem essa gente toda?

    ResponderExcluir
  2. Mundim do Vale

    O blog do sanharol cresce quando você faz uma publicação. De um ponto você conta um conto ou mais! Histórias do nosso povo é disso que eu gosto!

    Parabéns ao poeta e cronista, Mundim do Vale.

    ResponderExcluir
  3. Oh! meu Poeta: graças a Deus as profecias não se compriram por completo; pois ao contrario eu não estaria sendo mimada pelo o Poeta mais querido da minha Varzea Alegre. Me perdoe os outros poetas, mais é questão que não se explica. Quanta alegria! quanta honra! sniff,sniff, ser homenageada dessa maneira tão linda! juntamente com tantos conterraneos amigos e falimiliares meus,que foram lembrados nesse, e em outros tantos causos por você postados.

    Mundim, tu lembra de noceça? a parca que Rosalia de tia Munda criava, na casa de seu Josué? era um Deus nos acuda! a bicha era uma fera. Ninguem destas pessoas que sitarei, ficaram livres da corrida da noceça: Glorinha, Marta Rilva, Vania, Maria Celia, Cleber, Dona Maria Jesus e até seu Josué! parece mentira, mais é verdade.
    Mundim, pra você meu carinhoso e fraterno abraço de agradecimeto.Maria de Fatima Bezerra Cordeiro.

    ResponderExcluir
  4. Tava sentido falta dos seus causos meu primo. Abraços.

    ResponderExcluir