Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Ficha Limpa - Jailton de Carvalho e André de Sousa.

Mensaleiros podem ficar fora das eleições até 2020. A Lei da Ficha Limpa, validada pelo Supremo Tribunal Federal na quinta-feira, poderá ter forte impacto sobre a política nacional, a começar pelos réus do mensalão, o escândalo mais rumoroso do primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Se os políticos do grupo forem condenados este ano, ainda que com penas baixas, estarão proibidos de concorrer a cargos eletivos, no mínimo, até as eleições de 2020. Pela lei, políticos condenados por órgãos colegiados, como o STF, não podem disputar eleições por pelo menos oito anos.

Até a aprovação da Lei da Ficha Limpa em 2010, condenações em processos criminais resultavam na inelegibilidade por apenas três anos. O ministro Joaquim Barbosa, relator do mensalão, disse que o processo poderá ser julgado ainda no primeiro semestre deste ano.

Entre os réus do processo que poderão ter as carreiras duramente atingidas estão alguns dos principais líderes do PT como o ex-ministro José Dirceu, o ex-deputado José Genoino e o deputado João Paulo Cunha. O ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares, que vinha se preparando para as eleições deste ano, corre o risco de se ver obrigado a mudar os planos políticos antes mesmo do próximo pleito.

O mesmo pode acontecer com o ex-deputado Roberto Jefferson, atual presidente do PTB, Bispo Rodrigues, ex-PR, o deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP) e o prefeito de Uberaba, Anderson Adauto (PR), entre outros. José Dirceu e Roberto Jefferson tiveram os mandatos cassados em 2005 e, desde então, perderam o direito de concorrer a cargos eletivos até 2014. Com uma eventual condenação no processo criminal em curso no STF, a punição poderia ser ampliada por um prazo igual ou superior a oito anos.

6 comentários:

  1. Qualquer condenação que venha a acontecer, desde uma sesta basica ou outra qualquer será suficiente para impedir uma postulação. Necessariamente não carece que vá para cadeia.

    ResponderExcluir
  2. É bom demais para ser verdade.Se realmente for posta em pratica teremos mais seriedade nas administrações de todos os níveis. O que eu temo é que eles criem manobras para burlar ou alterar a lei.Melhor ainda se os fichas sujas devolvessem o que surrupiaram e fossem convidados para uma colônia penal.Tenho certeza se que sobraria dinheiro para grandes obras.

    ResponderExcluir
  3. SE A LEI NÃO ALCANÇAR OS NOMES CITADOS NESSA POSTAGEM, E ELES CONSEGUIREM REGISTRAR SUAS CANDIDATURAS, SERÃO CAMPEÕES DE VOTOS EM SEUS RESPECTIVOS DOMICÍLIOS ELEITORAIS... ALGUÉM TEM DÚVIDAS?
    INFELIZMENTE É ESSA A REALIDADE DO BRASIL...

    ResponderExcluir
  4. Não tenho a menor duvida. Se o povo soubesse escolher não era preciso lei para impedir a candidatura de ninguem. Politico e povo se igualam nas suas plenitudes.

    ResponderExcluir
  5. lei da ficha limpa espero que atue mesmo,pois vamos saber quem é quem, e quem pode ou não pode,espero atuação da citada lei,um abraço.

    ResponderExcluir