Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 12 de fevereiro de 2012

Formação de pensadores - Por Augusto Cury.

Uma importante pesquisa que realizei com mais de mil educadores de centenas de escolas apontou que 97% deles consideram que as caracteristicas da inteligencia, que foram vividas e ensinadas exaustivamente pelo mestre de Nazaré, são fundamentais para a formação da personalidade humana. Entretanto, para nosso espanto, mais de 73% dos educadores relataram que a educação clássica não tem conseguido desenvolver tais funções. Isto indica que ela, apesar de conduzida por professores dedicados. que são verdadeiros heróis anônimos, atravessa uma crise dramática.
A educação pouco tem contribuído para o processo de formação da personalidade e para com a arte de pensar. A escola e os pais estão perdidos e confusos quanto ao futuro dos jovens.

3 comentários:

  1. Uma coisa é consequência da outra. Antes estudava-se para não ser reprovado, hoje a unica certeza que o aluno tem é que será promovido de ano.

    O estudante de hoje precisa ser avisado que na vida, ninguem vai fazer a prova por ele. Ele vai ter que se virar sozinho.

    Li um edital de um concurso da prefeitura de Juazeiro da Bahia: 100 vagas para enfermeiro - 22 mil inscritos ou seja 2.200 para cada vaga.

    Mas cantam louvores para alguém que nunca teve um diploma e o primeiro foi de presidente da Republica, ele próprio fez este infeliz comentário.

    ResponderExcluir
  2. MORAIS, PELOS VÍDEOS MAIS ACESSADOS DIARIAMENTE NA INTERNET DÁ PARA SE TER UMA IDÉIA DO QUE SE PASSA PELA CABEÇA DA JUVENTUDE.

    QUANTO AO CONCURSO DA BAHIA, ESSE NÚMERO DE CANDIDATOS REFLETE O FASCÍNIO QUE OS BRASILEIROS TÊM PELO SERVIÇO PÚBLICO.E AS RAZÕES, POSSO DIZER? POUCO TRABALHO, POUCO COMPROMISSO, POUCO ESTUDO, POUCO APERFEIÇOAMENTO, POUCA DEDICAÇÃO, MUITAS FOLGAS, MUITOS ABONOS, LONGAS FÉRIAS, DIVERSAS LICENÇAS ETC. EU VIVI ESSA REALIDADE POR MAIS DE DUAS DÉCADAS.

    E TEM UM VERSO QUE EU FIZ, QUANDO FHC CRIOU O REAL, INTITULADO "A CULPA É DO PRESIDENTE", ONDE EU DIGO ASSIM (ACRESCENTE QUE NESSE TEMPO EU AINDA ERA FUNCIONÁRIO DO BB - 1995):

    VOCÊ VER NA PREFEITURA
    UM MONTE DE AGREGADOS
    UNS GANHAM SALÁRIO MÍNIMO
    OUTROS SALÁRIOS MINGUADOS
    MAS SE ENCHEM DE ORGULHO,
    DIZEM: SOMOS EMPREGADOS

    E FICAM NOS CORREDORES
    SÓ FALANDO DO PREFEITO
    ÊTA CABRA QUE TÁ RICO
    AH SE EU FOSSE ESSE SUJEITO
    OUTRO DIZ: VIU O CARRÃO
    COMPROU DEPOIS DE ELEITO...

    QUALQUER DIA VOU POSTAR ESSE CORDEL, COMPLETINHO, NO BLOG DO SANHAROL...

    ResponderExcluir
  3. Pois é, Morais, o que os jovens e as crianças precisam aprender é a aprender ou apreender o saber para a vida toda e não apenas para não ficar reprovado, isso é consequência.

    ResponderExcluir