Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

João de André, o popular Manga Murcha - Por A. Morais

Dedicado ao amigo Lourival.

João de André era tio do meu pai. Carregava o sobre nome Manga Murcha, marca que passou para os filhos. Não sei bem ao certo  as causas do  apelido, mas quando ele passava no Sanharol que o meu pai o chamava assim ele  desembuchava um rosário de nomes feios.

Do Lourival, filho  do João, sou muito amigo e,  na nossa juventude eramos adversários de equipes de futebol nos campos do Sanharol. A minha equipe sempre vencia a dele.

Em 2004 Lourival  se candidatou a vereador. Prometi votar pra ele e cumpri a promessa. Além do meu voto pedi as comadres, aos compadres e afilhados para também votarem. Não sei dizer se o fizeram. Mas, quando cheguei no grupo do Inharé, local onde vota a minha caçula, a época com 16 anos e votante  de primeira viagem disse-lhe: O vereador é pra votar com Manga Murcha. Ela me olhou, pensou um pouco e perguntou: E, não tinha outro não? Ela não estava zoando,  estranhou o nome ou certamento  numa defesa espiritual  descontava os nomes que o outro Manga Murcha dissera com o avô dela nas passagens pelo Sanharol.

3 comentários:

  1. Prezado amigo Lourival.

    No carnaval nos encontraremos no Buzuga, para tomar uma gelada e botar a conversa em dia.

    Um grande abraço.

    Antonio Morais

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Com certeza, os eleitores atenderam ao seu pedido A. Morais, a exemplo dos 391 votos q ele recebeu nas urnas.. mas será q a filhinha por estranhar o nome não mudou de idéia por isso? Na minha juventude eu ia ficar numa dúvida danada , tbém kk kkkkkkkkkkkkkkkkk(brincadeirinha) com certeza ela atendeu ao pedido do pai!! Obrigada, amigo pela atenção q sempre teve com o Manga Murcha!!Grande abraço. dele tbém, p vc.. está dizendo q lhe aguarda lá em Buzuga!!!

    ResponderExcluir
  3. Em 1987, estava eu passeando com meus pais, já que morava em São Bernardo, e não sabia da historia do Manga Mucha, apesar de meu padrinho ser filho dele e sempre chamaram Antonio Manga Mucha. Vindo da casa de meu avô Chico Ferreira do brejinho com Zé Nilton meu primo,me disse"Chama aquele Senhor de Manga Murcha que ele gosta", eu, sem saber, gritei, "Ei Manga Mucha!",rapaz, coitada de minha mãe, sobrou palavrão pra 10 gerações, e eu logo pedi desculpas, não sabia que ele não gostava, aí me perguntou de quem era filha, disse de Vicente Ferreira irmão de Punduru, ele desculpou e desse dia em diante todo dia passava em sua casa, uma pessoa que estimava muito, junto com dona Biliu.

    ResponderExcluir