Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

MANGA MURCHA E MAXIXE MADURO - Por Mundim do Vale.

O ano de 1.955, foi um ano de muita fartura na terra de São Raimundo. Melancia, jerimum, e maxixe, ninguém vendia, porque ninguém comprava. Todo mundo tinha de sobra. Para que o leitor tenha uma idéia do tamanho da fartura, os conterrâneos enchiam dois caçuás de maxixes apenas num curral abandonado.
Antônio de Irineu, que não tinha profissão definida e nem disposição para o trabalho, resolveu vender maxixes, que não demandava custos e nem muito trabalho. Mas ele não conhecia bem o produto nem tinha noção que por conta da fartura não havia mercado.
Arranjou um balaio grande e foi até uma grota que tinha atrás da casa de Raimundo Gibão, onde encheu o balaio catando maxixe apenas numa rama do pé.
Saiu na rua a procura da venda e a primeira casa que visitou foi a de João Teixeira. Bateu palmas, João Teixeira saiu e quando viu Antônio muito suado na sua porta falou:
- Ou Antônio tu quer ir ali no meu quintal, catar uns maxixes para fazer um cozido pra tu?
A segunda casa, que também foi a última, foi a de Chico Francisco.
Chico também querendo se ver livre do incômodo vendedor disse:
- Quero não Antônio! Eu vi falar que tu só vende maxixe verde.
- O qui é isso Seu Chico? Eu sou um ome dereito. O Sinhor tá pensando qui eu sou quiném seu cunhado João André? Qui vindia manga mucha na Rajalegue?


Reprisado para meus amigos Lourival manga Murcha e Cândida Andrade

5 comentários:

  1. Mundim.

    Morrendo de ri com a historia mesmo sendo uma reprise e conhecendo da primeira postagem.

    Você não mexa com os Manga Murcha que aqui no Crato tem um, o Joaquim, que é cagado e cuspido o pai, pra chamar um de "fio de uma égua" é bem ligeirinho.

    Mundim, de 1955 eu conheço uma historia do meu pai que agente bola de rir. Depois eu conto.

    ResponderExcluir
  2. Joaquim e a esposa Marilac são meus amigos, eu já contei essa história pra eles.

    ResponderExcluir
  3. Foi brincadeira Mundim. Vou enviar a Historia de Jose André. Contada por voce tenho certeza que ficará bem melhor.

    Boa noite.

    ResponderExcluir
  4. Saudades de João de André (vulgo Manga Murcha), dos domingos que papai nos levava para a Betânia, era o melhor passei do mundo, aprendi palavrão com ele.

    ResponderExcluir
  5. Estou amando ler essas histórias.. pena q n tive o convívio com o irreverente, João Manga Mucha... mas sinto orgulho hje de ser sua nora,tbém, pelo homem histórico q ele representa... e q merecede uma homenagem pelo seus desafios perante a sociedade e até as autoridades!!

    ResponderExcluir