Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 11 de fevereiro de 2012

O mestre da sensibilidade - Por Augusto Cury


Augusto Jorge Cury é um psiquiatra, psicoterapeuta, escritor e cientista brasileiro.

É fácil reagirmos e pensarmos com lucidez quando o sucesso bate à nossa porta, mas é difícil conservarmos a serenidade quando as perdas e as dores da existência nos invadem. Muitos revelam irritabilidade, intolerância e medo nessas situações. Se quisermos observar a inteligencia e maturidade de alguem, não devemos analisá-las nas primaveras de sua vida, mas no momento em que atravessa os invernos de sua existência.
Muitas pessoas, incluindo inteletuais, comportam-se com elegância quando o mundo os aplaude, mas perturbam-se e reagem impulsivamente quando os fracassos e os sofrimentos cruzam as avenidas de suas vidas. Não conseguem superar suas dificuldades nem mesmo extrair lições de suas intempéries.
Houve um homem que não se abalava quando contrariado. Jesus não se perturbava quando seus seguidores não correspondiam às suas expectativas. Diferente de muitos pais e educadores, ele usava cada erro e dificuldade dos seus íntimos não para acusa-los e diminui-los, mas para que revisassem suas próprias Historias.
O mestre da escola da vida estava menos preocupado em corrigir os comportamentos exteriores e mais preocupado em estimula-los  e a expandir a compreensão dos horizontes da vida.

4 comentários:

  1. Como eu gostaria, só um poquinho de ter tamanha sabedoria!!!!

    ResponderExcluir
  2. Prezada Artemisia.

    Como professora voce deve concordar com o Augusto Cury: Professores e pais estão confusos embora estejam cumprindo com sua parte. Sinceramente acho que o aluno é o maior responsavel por esse fato.

    ResponderExcluir
  3. Se a maioria dos seres humanos tivessem a sabedoria e o discernimento de nosso Mestre Jesus o mundo estaria salvo.

    ResponderExcluir