Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Perda para a musica romântica.

Wanderley Alves dos Reis, mais conhecido por Wando (Cajuri, 2 de outubro de 1945 - Nova Lima, 8 de fevereiro de 2012) foi um cantor brega-romântico brasileiro.
O apelido Wando foi dado por sua avó. Ainda pequeno mudou-se de Cajuri para Juiz de Fora, onde formou-se em violão erudito e começou a lidar com música por volta dos 20 anos. Nessa época já participava de conjuntos e se apresentava em bailes na região. Mais tarde muda-se para Volta Redonda (RJ), onde trabalhou como caminhoneiro e feirante.
Sua carreira de cantor iniciou-se em 1969 e o sucesso veio em 1973. Compôs para outros medalhões da MPB, como Jair Rodrigues, que no ano de 1974 gravou “O Importante é Ser Fevereiro”. Em 1975, Ângela Maria gravou "Vá, mas Volte". “A Menina e o Poeta” foi gravada por Roberto Carlos em seu álbum de 1976. "Moça" (1975), "Chora Coração" (1985), que fez parte da trilha sonora da telenovela Roque Santeiro, e, principalmente, "Fogo e Paixão", lançado no álbum O Mundo Romântico de Wando, de 1988, foram seu maiores sucessos.
Em 27 de janeiro de 2012, Wando foi internado na CTI de um hospital em Belo Horizonte com problemas cardíacos graves. Ele passou por uma angioplastia de emergência e passou a respirar por aparelhos. Sua morte, por parada cardiorrespiratória, foi anunciada às 8 horas da manhã de 8 de fevereiro de 2012 no Biocor Instituto em Nova Lima, Minas Gerais.

Caetano Veloso - Moça.


3 comentários:

  1. Perde a musica romantica brasileira um de seus mais importantes valores.

    ResponderExcluir
  2. CONHECI WANDO EM OUTUBRO DE 1974. POR QUESTÕES POLÍTICAS, A COMISSÃO ORGANIZADORA DA FESTA DO MUNICÍPIO DE ICÓ, PARA NÃO CANCELAR O SHOW, COLOCOU WANDO PARA CANTAR DENTRO DA SEDE DA IGREJA NOVA, QUE NESSE TEMPO ESTAVA EM CONSTRUÇÃO. APENAS AS IMENSAS PAREDES TINHAS SIDO EDIFICADAS.
    LEMBRO-ME BEM. O PALCO FOI MONTADO ONDE É HOJE O ALTAR. E O PÚBLICO SUPERLOTOU ESSA IGREJA. EU ME POSICIONEI SOBRE UMA DAS JANELAS. TIVE VISÃO PRIVILEGIADA DE TUDO. VI QUANDO O ÔNIBUS MODELO 1966, ESTACIONOU NO OITÃO DA IGREJA. OS BIGUS E TÉCNICOS DISTRIBUÍRAM UMA DÚZIA DE CAIXINHAS DE SOM ACÚSTICAS AO REDOR DO ALTAR. O CONJUNTO, NESSA NOITE,TINHA APENAS 6 COMPONENTES. E EU VI QUANDO WANDO TESTOU O SOM DO VIOLÃO, SE APROXIMOU DO MICROFONE E FALOU: BOA NOITE AMIGOS DO CEARÁ...
    O SOM ERA ULTRAMODERNO... EU NUNCA TINHA VISTO NADA IGUAL... QUEM ESTAVA LÁ NO BECO DE "CHICA MORENA", DISTANTE 500 METROS, ESCUTOU...QUE SOM POTENTE E CRISTALINO...
    WANDO FEZ A ABERTURA DO SHOW CANTANDO "MOÇA". POR COINCIDÊNCIA EU HAVIA CANTADO ESSA MÚSICA NO AUDITÓRIO DO COLÉGIO, NO DIA ANTERIOR.
    JOCILEIDE OSÉIAS, MINHA MUSA INSPIRADORA, UMA DAS MINHAS PRIMEIRAS FÃS, TALVEZ COM RAIVA POR QUE OS SEGURANÇAS NÃO A DEIXARAM CHEGAR PERTO DE WANDO, GRITOU LÁ DO MEIO DA PLATÉIA: "SOU MAIS JOÃO DINO DO ESSE BEIÇUDO"...
    SÃO MUITAS EMOÇÕES...KSKSKSKSKS.
    DESCANSE EM PAZ WANDO MEU ÍDOLO.

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto muito das musicas dele,tem uma que foi composta por Chico Anisio que é otima. O titulo dessa musica é Safada,escute-a que voçe vai ouvi-la outras veses

    ResponderExcluir