Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

A VILA ENCANTADA - Por Vicente Almeida











Vocês podem ter observado a nossa ausência neste Blog. Mas não se animem é provisória.

Todo ano, durante os meses de janeiro a abril, é a mesma coisa. Ficamos muito atarefados com as obrigações tributárias de clientes, e até fevereiro, nossa atenção é tambem voltada para a atividade rural na Vila Encantanda. Sim, aqui temos atividade produtivo, não é somente lazer.

Este
é o período em que fazemos a coleta de saborosos frutos para comercialização após transformá-los em polpa.

E aqui peço permissão ao administrador para fazer a minha publicidade... E antes mesmo que ele autorize, pela confiança já estou fazendo.

Mas vamos deixar que vocês adivinhem de quais produtos estamos falando. Trata-se de um mercado crescente, de baixo custo e rentável. É um dos produtos mais consumidos durante o verão. Cada proprietário de chácara ou sítio, em qualquer parte do país poderá fazer o mesmo que fazemos, e anualmente ter um retorno inesperado e agradável. Basta ser perseverante.

Nossa produção ainda é um projeto familiar, idealizado pela dona da Vila Encantada envolvendo toda a nossa descendência aqui residente. Dispensa quaisquer financiamentos. Essas fruteiras foram plantadas bem próximas a nossa residencia exatamente para facililatar a operacionalização. Claro que esperamos uns seis anos para colher os primeiros frutos.

A coleta é realizada em dois turnos e o processo de transformação uma vez ao dia, durante 45 dias. Só que curiosamente, neste bisexto, ainda teremos uns quize dias de coleta.

Isto por que há um desencontro curioso na safra. Quando umas estão encerrando, as outras estão començando.

A nossa estratégia é de aproveitamento cem por cento. As fotos que apresentamos é de uma das áreas selecionamos para lhes mostrar. Esta fruteira tem cerca de 200 metros quadrados de copa. O solo forrado torna o produto livre de contaminação. Aqui a idéia de forrar foi nossa, mas como quando inventamos alguma coisa alguém já se antecipou, é provável que esta idéia já seja uma realidade em outras localidades, com este ou outros produtos.

Mas a nossa verdadeira intenção, não é fazer publicidade. É mostrar que há um nicho de mercado em aberto e pouco explorado. Os sitiantes perdem muito de aproveitar suas terras e torná-las produtivas, sem depender de invernadas. Esta fruteira não precisa de irrigação. A primeira barreira encontrada é o plantio, em virtude da longa espera dos primeiros frutos. A segunda é a coleta do produto. As pessoas acham tudo isso inviável e trabalhoso. Dessa forma, antes mesmo de começar, já estão desistindo.

Plante para o futuro, não esqueça que, o que você consome hoje foi semeado ontem, por alguém que nem lhe conhecia.

Como poderemos conquistar o mundo se ficarmos de braços cruzados, se não despendermos um pouco de esforço para obtermos pela segurança do trabalho o nosso suprimento. É ilusão depender economicamente de outros, salvo por motivo legal ou de força maior.

As vezes o que necessitamos está a nossa porta, na biqueira da casa, e não percebemos por que não queremos fazer esforço.

muitos anos passados havia uma publicidade que dizia: Plante que o governo garante. Mas nós lhe dizemos: Plante que você se garante.

Gostaríamos de esclarecer este último parágrafo: "Plante que você se garante"! Queremos dizer que quem trabalha tudo tem, qualquer que seja a atividade escolhida.

Quanto a última foto. Trata-se de um produto bastante conhecido do qual, também produzimos a polpa em menor escala.
 

TENHAM UM ÓTIMO CARNAVAL!!!

Escrito por Vicente Almeida
15/02/2012

10 comentários:

  1. Compadre Vicente.

    Parabens pela bela colheita.

    Como diz o velho ditado. Não te preoculpes a colheita, plante o teu irmão colherar!

    Conheço bem a Vila Encantada, os habitantes me encantam, dentre as frutas colhidas vejo a Cajá, fruto de sabor inigualavel.

    Qualquer dia vou ajudar a provar o sabor da polpa.

    Grande abraço.

    Antonio Morais

    ResponderExcluir
  2. Eu tinha uma tia (Clarinha Ferreira) que tinha várias fruteiras no seu enorme quintal no centro de Várzea Alegre. Sempre que ia entrgar algumas destas frutas ela ensinava: Olhe, meu filho, isto aqui a gente pega a semente e planta, quem planta um dia colhe.Naquelas ocasiões aquilo não me soava muito bem, mas ainda hoje eu agradeço a lição que me tia deixou, pois hoje colhemos muitas frutas no nosso quintal.Parabéns pelo emprreendimento e pela matéria.

    ResponderExcluir
  3. ... AÍ eu disse:

    Sim Morais é cajá, da boa. E a última foto é um detalhe da nossa produção de uva.

    Giovani:

    Sua tia Clarinha tinha razão: Quem planta, colhe.

    Magnólia:

    A polpa que produzimos é congelada imediatamente. É assim que fornecemos aos clientes, e serve também para viagem em isopor.

    Quando os filhos de Poliana vêm por aqui, sempre levam um pouco para se refrescar aí em São Paulo.

    Infelizmente a ECT não aceita embarque de produtos perecíveis.

    ResponderExcluir
  4. Vicente:
    Quer ajuda para a colheita? Se vai até abril, vai dar certo. Pode escrever.........

    ResponderExcluir
  5. Compadre Vicente quando manddar as cajas da Magnólia mande em dobro eu tambem quero. Vicente um abraço para você e todos que colhem as cajas.

    ResponderExcluir
  6. ... AÍ eu disse:

    Fideralina:

    Já estamos no fim da coleta.

    Compadre Lisboa:

    Magnólia vem em Junho, quem sabe ela não leva uma prova prá você sentir o gostinho nordestino. Mas, não é a cajá é a polpa pronta para diluir e transformar em um suculento suco.

    ResponderExcluir
  7. Vicente,

    Vendo esta apanhação de frutos no meio da natureza me dá uma vontade danada de sair correndo para ajudá-lo. Exemplo de higiene e saúde na Vila Encantada.

    Dona Fran agradece a sua acolhida no meio da colheita.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  8. Vicente,gosto muito da Vila Encantada e os donos tambem, mas fala para Valdenia esconder a Jaca e as mangas.kkkkkkk


    abraços

    ResponderExcluir
  9. ... AÍ eu disse:

    Sávio:

    Gostaria muito de ver um médico na coleta de cajá.

    Sabe, isto para mim, que considero apenas um lazer no meio da natureza, sendo o retorno financeiro somente uma consequencias, funciona também como um meio de estabelecer saude nas articulações.

    Você acredita que em cada coleta tenho que me abaixar umas duzentas vezes? Vou ou não ficar sem reumatismo o resto dos meus dias? Desenferruja tudo. Taí uma academia ao ar livre. E olhe que no pico da safra tenho muitos auxilares.

    Bebel:

    Por incrível que pareça: Não sei o que fazer com tanta jaca e manga. Como você viu é D +.

    ResponderExcluir
  10. Estimado Casal, Vicente e Valdênia.

    Quando liguei meu computador dia 15/02, e fui direto ao blog do sanharol, dei de cara com essa magnífica postagem feita pelo Vicente, e tratei logo de identificar uma das frutas mais gostosa do nosso ceará, a cajá, mais quem disse que consegui: o PC travou,e como todos sabem era carnaval. Aqui estou, para lhes parabenizar, pelo o incentivo aos que olham pra terra com bom olhos, e fazem dela sua aliada para viver com qualidade. Quisera eu poder desfrutar dessas maravilhas. Infelizmente aqui onde eu moro, se encontra nas feiras livres muitas frutas boas, mais que não chegam aos pés destas aí. Pra vocês terem uma ideia, os feirantes pintam com anelina verde o feijão fradinho, e vendem como se fosse feijão de corda verde.

    Valdênia! faz geleia! faz doce! o Rio de janeiro é pobre de joias como estas aí.

    Rogo a DEUS que vocês tenham uma colheita farta, com muitas alegrias; e que muitos outros conterrâneos e Patricios, sigam o exemplo de vocês, casal abençoado e amado pelo nosso Pai Celestial.

    Abraço Fraterno. Fatima Bezerra.

    ResponderExcluir