Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 18 de março de 2012

Beato José Lourenço e o boi mansinho - Por Jose Normando Rodrigues



Continuando com a divulgação e disseminação  da Literatura de Cordel apresento um belo cordel da autoria do José Normando Rodrigues onde ele faz um relato preciso da Historia do Beato Jose Lourenço desde a Baixa Danta ao famoso e sinistro Caldeirão. 

Serão seis postagens de 10 estrofes cada. José Normando Rodrigues é natural de Farias Brito e foi meu colega  no Colégio Estadual Wilson Gonçalves em 1969. Normando descreve a querela do Caldeirão direitinho, quando os interesses de  grandes fazendeiros, latifundiarios e a própria igreja  levaram as autoridades a cometerem a mais cruel carnificina da historia do cariri em todos os tempos.

Meu caro leitor amigo
Carece de exatidão
O que a historia escreve
E em muita ocasião
Torce a verdade e o fato
Carecendo de um destrato
Por parte de um escrivão.

Falo e provo o que lhe digo
Não tenho medo de errar
Basta um livro de historia
Você abrir e olhar
Quem escreve é o vencedor
Calunia o perdedor
Seu lado só faz gabar.

José Normando Rodrigues.

2 comentários:

  1. A historia do Caldeirão se confunde com Canudos, em menor proporção, é claro.

    Mas quem leu a Ultima vitima do Caldeirão postada ontem neste Blog tem uma ideia e, o Cordel do Normando traz grandes informações. Acompanhe as próximas postagens e conheça um pouco da historia.

    ResponderExcluir
  2. Normando Rodrigues foi grande amigo,de toda minha família.Éramos vizinhos,nossos pais compadres,e estudamos na cidade do Crato alguns anos.O mesmo foi para a capital federal,más quando vinha a Farias Brito sempre relembrávamos o passado.Muito inteligente e outro que nunca esqueceu suas raízes,ao ver a fotografia do mesmo senti saudade.Que Deus o tenha em bom lugar.Obrigado a Helmano e ao BLOG.

    ResponderExcluir