Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 19 de março de 2012

Beato Jose Lourenço - Por Blog do Sanharol

Beato José Lourenço. 

Paralelo as postagens do Cordel do José Normando Rodrigues postarei alguns textos com informações  da historia do Beato José Lourenço. Historia do Caldeirão,  da comunidade e a quem interessava por fim do modelo de produção aplicado por José Lourenço.

O personagem não nasceu na região. E, muito menos, no Ceará. Mas, é a principal figura de uma historia que reúne abuso de poder, intolerância, interesses econômicos e religiosos contrariados e pura crueldade. Você vai conhecer melhor o beato José Lourenço, o homem ousou tornar realidade o sonho maior dos nordestinos do inicio do seculo: o sonho da liberdade, com paz e prosperidade, o presente que Deus prometeu aos justos na terra.
A data está marcada a fogo e sangue no coração do cariri: ll de Maio de 1937. Neste dia, nordestinos desarmados, religiosos e trabalhadores, a maioria imigrantes do estado do Rio Grande do Norte, que pareciam ter encontrado a felicidade em contraponto a exploração, á fome, a seca e ao autoritarismo da época, foram exterminados as dezenas por uma composição de forças que incluía da Igreja aos governos Estadual e Federal e os donos de terras da região: era o fim do Caldeirão.

Fonte - Jornal do cariri.

Um comentário:

  1. O Movimento agrário no Brasil é muito complicado. O Lula fazia parte das invasões pelo Brasil a fora, quando chegou a presidência, esqueceu os sem terras e no seu governo e no atual o movimento desapareceu. Prenderam e processaram os cabeças ou calaram com dinheiro. O movimento foi para o beleléu.

    ResponderExcluir