Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

494 - Preciosidades antigas de Varzea-Alegre - Por Antonio Morais


João do Sapo sempre foi um homem muito solidário com os parentes do Sanharol. O seu primo Frazo do Garrote, já com idade bastante avançada, recebeu um "adjetorio" para não ficar de todo parado. 

João do Sapo preparou um jumento, uma cangalha, duas caçambas e alguns baldes de zinco, estava  montada a estrutura de um bom vendedor de leite.

Frazo subia para Boa Vista e, cedinho descia juntando leite, 10 litros num lugar, 15 noutro e, finalmente chegava a cidade onde o vendia de porta em porta.

Diziam as más línguas, que o Frazo era muito caridoso, não podia ver uma quenga do "Engem Veio"  com um menino chorão no braço que se compadecia e dava o leite do mingau. Em pouco tempo tava a fila de "Quenga" vindo encontrá-lo na Lagoa do Arroz.

Um fornecedor da Boa Vista, pediu a interveniência de Menini Bitu no sentido de Frazo efetuar um pagamento de um saldo de leite esquecido. Meninin esperou  a oportunidade de falar com o Frazo e, quando a teve se deu o presente dialogo entre os dois:

Meninin - Frazo como vai o negocio do leite?

Frazo - Vai mais ou menos.

Meninin - Faça uma economiazinha  e pague um restinho de conta com  fulano da Boa Vista.

Frazo - Eu não devo nada pra ele, o leite que comprei dele eu paguei, agora se ele pensa que eu vou pagar a agua que ele botava no leite, ele está muito é do enganado.

Deu-se o assunto encerrado.

9 comentários:

  1. O povo é muito falador, principalmente o do Sanharol. Frazo tão "trabaiadorzim" e o povo fica com essas conversas inventadas.

    O fato é que as dificuldades na epoca eram enormes para vender e para receber. O produtor não aceitava o leite de volta. Era melhor dar para meninas do Engem Velho do que derramar.

    tenho certeza que só Frazo, somente ele sabe o tanto de restos de conta de leite ele tem a receber.

    Esse cabinha da cangalha era muito parecido com João Bitu.

    Grande Frazo do Garrote.

    ResponderExcluir
  2. Frazo do Garrote esta recebendo várias homenagens no blog do Sanharol, algumas contanto fatos verídicos em função de solidariedade as mulheres do Engenho Velho. Na parte de controle o citado cidadão tinha uma boa memória, pois não tinha nada anotado, mas lembrava a dívida de seus clientes consumidores, já com os fornecedores muitas vezes se fazia de esquecido ou de artista. A resposta dada a Mininin Bitu dar-se para fazer uma avaliação precisa do empreendedor no ramo do leite. Frazo do Garrote, além do empreendedorismo no comercio do leite, gostava também de tecer fuxico em toda ribeira e comunidades circunvizinhas, tanto levava como trazia e assim consegui se graduar naquilo que ele mais apreciava. O nobre cidadão tinha também suas qualidades positivas, era solidário ao povo mais precisado doando a mercadoria, mesmo sabendo que o produto pertencia a terceiros.

    ResponderExcluir
  3. Este mau costume de botar água no leite perdura até hoje. Recentemente a Agrovale (Associação de Produtores de leite) que usa testes qúimicos com alisarol, teste de temperatura e densidade, flagrou três produtores que acrescentavam água no leite.Além do constrangimento, é vergonhoso!

    ResponderExcluir
  4. Seu Meninim era um cidadão muito respeitado, um líder da comunidade e muita gente corria até ele para pedir conselhos, um favor, etc...e foi assim que este seu compadre se valeu dele.

    ResponderExcluir
  5. Morais, essa dai faz lembrar de um vendedor de leite lá em Fortaleza. Cansado das reclamações dos clientes sobre o preço do leite, colocou o seguinte aviso: Leite, um curzeiro; leite com água, 75 centavos; água com leite, 50 centavos!

    ResponderExcluir
  6. Prezado Professor Antonio Dantas.

    João Soares tinha a vacaria no Bairro Patos - Varzea-Alegre. Um dia uma cliente reclamou que comprou meio litro de leite e encontrou uma piaba dentro do leite. João Soares saiu-se assim: Minha senhora pra ganhar uma curimatã só se comprar de l0 litros a cima.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Fato acontecido e bastante comentado na nossa comunidade do Sanharol. Nosso primo Frazo como falei no comentário anterior gostava de tecer fuxico, tanto levava como trazia.

    ResponderExcluir
  8. Prezado João Bitu.

    O Frazo, um dia, perdeu pró Zelim. Foi a grande decepção de sua vida.

    ResponderExcluir
  9. kkkkkkkkkkk lembro dessa historia da piaba é fato!!eita saudade da minha terrinha no tempo que a varzante era só alegria,tempos de infancia magica onde viviamos com muita dificuldades mas eramos felizes,os rachinhas no campinho enfrente ao estadio o juremal ,banhos no riacho do machado,riacho do feijao e no açude de joaquim diniz depois da serra do gravié ,epoca de pegar passarim com arapucas e achapram ,caçar prea e passarim e o principal roubar mangas...ahhh roubar mangas isso sim era uma aventura ,o pé de manga do meu tio idelfonso era a manga mais doce que ja chupei mas nem meu pai (cascudo)nem meu tio (idelfonso)nem meu avô (vicente piau)sabem o nome dessa mangueira .nessa epoca o protetor desse pé de manga era dona edite ,mulher braba e muito valente ,logico que tambem era uma mulher de carater e respeito. pra roubar manga nesse pé tinhamos que fazer uma mega operaçao ..quando era 17:00 hrs agente ia ate o cacimbao de tia isaura tomar banho ai tive uma ideia ,hoje agente rouba manga aqui no pé de tio afonso,olha vamos pegar uma lata de leite pregar o fundo dela numa madeira e botar metade de uma vela dentro pra servi como lanterna ai quando for a noite agente vem roubar,ai um dos parceiros falou ..._e quem vai subir no pé de manga no escuro ?ai eu disse ninguem .vamos rebolar pedras e e torrao de barro nas galhas que elas caem ai agente vem a noite com a lanterna improvisada e agente pega elas no chao ..ai todo mundo ficou me idolatrando pela ideia eu fiquei muito feliz ..enquanto ums tomava banho os outros atirava as pedras nos galhos e dona edite la em cima na varzante olhando pra ver quem entrava no terreno do pé de manga,ela só entrava quando agente subia pra casa todo mundo banhado ai ela via agente ai entrava pra dentro.e eu e os meninos tavamos anciosos pra voltar e pegar as mangas ..quando dona edite entrou pra assitir a novela QUE REI SOU EU..agente desceu correndo para pegar as mangas ,ai começou um inferno era muriçoca que so a peste e muita mutuca e os mato todo molhado por causa do sereno e diabo da lata arrancou do pedaço de pau e a lata tava quente que só as urea de benedito quando tia buria dava uma trucida kkkkkkk..e pra completar as vaca de tio afonso comeram todas as mangas que tava no chao .ai lascou...depois tentei uma estrategia para roubar as mangas do sitio de tia buria de raimundo beca ,mas depois de uma analisadas vi que era impossivel roubar mangas da familia dos beca era quase um milagre essa aventura ..eu acredito que ate hj ninguem e nem benedito chupou uma manga roubada desse paraiso das mangas ...aqui fica grande abraço a todos dessa cidade maravilhosa ...PARABENS ANTONIO MORAIS

    ResponderExcluir