Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 15 de maio de 2013

Historias do Sanharol - Por Antonio Morais.



Raimundo Bitu, com o seu chapéu de massa inseparável e José André recebem as bençãos do primo Padre Manuel Alves Feitosa, sob as vistas dos amigos Nonato, Perboary e José. Foto do dia 29 de Abril de 1982 - Fazenda Cacimbinha - Assaré.


Raimundo Bitu de braços cruzados, seu jeito costumeiro, Nonato, Antônio Morais e Dr. Iran Costa levando um lero.  No fundo  uma parte do açude da fazenda Cacimbinha. 29 de Abril de 1982.

Texto:

Ultimamente escrevi alguns textos e tenho feito algumas postagens no Blog  com reminiscências de minha juventude no Sanharol.

Transgredi o limite de minha privacidade e, me atrevi a incluir nas minhas historias, outros queridos amigos, que como eu, também  viveram situações assemelhadas. 

Prefiro  lembrar as dificuldade dos primeiros degraus que tive pela frente, a cagar goma, contar vantagens e desconhecer os méritos que não foram só meus.

O Sanharol de hoje é outro bem diferente. Quando os filhos de Raimundo Bitu ou José André se reúnem  ver-se 10 carros  novos estacionados no patio da Casa Velha, numa corda, a carne de três carneiros secando para ser assada, uma grande churrasqueira acesa o tempo todo, três frizer cheios de cerveja gelada, um tacho com 60 quilos de sarapatel e outro com  o mesmo volume de  buchadas, um sanfoneiro, um triangueiro e  um pandeirista animando o ambiente, e, o mais importante, um portão aberto com acesso permitido a todas as pessoas, conhecidas ou não. 

Assim é o Sanharol de hoje. Mas, como quem colhe, somente colhe, aquilo  que  plantou,  nós estamos a colher os frutos das sementes semeadas, em terreno fértil, pelos nossos  pais, justamente naqueles tempos difíceis a que me refiro nas postagens anteriores, consideradas por "alguns" como  deprimentes e constrangedoras.

Deixar de reconhecer aquele tempo vivido e não atribuir aos nossos pais o que vivemos hoje é uma grande ingratidão, falta de reconhecimento e justiça.Vou continuar  escrevendo "Historias do Sanharol" e, espero que sirva de exemplo para os meus descendentes. 

6 comentários:

  1. Neste dia, 29 de Abril de 1982, o meu pai comemorou o aniversario no Assaré, na fazenda Cacimbinha.

    Mais de 200 pessoas de Varzea-Alegre se deslocaram cerca de 200 Kms para abraça-lo, inclusive Raimundo Bitu.

    Pedro Sousa levou o seu Conjunto e Mestre Chagas a Banda de Musica, Tia Ana de Santiago levou a imagem de São Raimundo.

    Foi animado.

    ResponderExcluir
  2. Nunca podemos esquecer o nosso passado,por mais dificuldades que passamos isso deve ser motivo de orgulho,porque o segredo dos que triunfam é começar tudo de novo.

    ResponderExcluir
  3. Estava viajando de São Benedito para Várzea-Alegre e somente na chegado me deparei com essa postagem histórica com a foto de meu pai e seus verdadeiros amigos. Morais, como é prazeroso curtir seus textos falando do nosso passado histórico de dificuldades, mas também de virtudes. Certa vez meu pai chamou João, José e Luis e disse: Meus filhos!!!!!, Hoje vocês vão ter que se conformar e ficar em casa, não tem dinheiro para irem à festa. Ao dizer essas palavras foi direto para o quarto chorar angustiado por não poder satisfazer nossa vontade. Mesmo assim Morais, nós éramos felizes e conformados, pois sabíamos que eles estavam preparando os nossos futuros com o que de mais belo e prazeroso, a nossa educação. Agradecemos a Deus por eles terem alcançado ainda essa fartura de festas, que sempre fizemos e continuamos ainda fazendo, tanto na sua casa como na nossa de portões abertos com entrada livre, com vista a satisfazer toda comunidade do Sanharol e circunvizinhos.

    ResponderExcluir
  4. Morais, é a nossa memória! A pessoa pode escolher se quer ou não ler. Cabe a ela ou ele tal escolha.
    Não pare de escrever. Já perdemos muito tempo.

    ResponderExcluir
  5. Caros conterraneos e comteporaneos das mesmas dificuldades..Sinto orgulho e profunda alegria em poder comentar o meu passado, cheio de desejos, ansiedades e sonhos que ficaram a mercer dos tempos que se foram e nao foram concretizados...sem traumas, e sem nenhuma razao de culpar nossos pais..Entre eles posso citar com nenhuma privacidade..nos meus 6, 7 anos desejei por demais possuir uma borracha prima, bem como tomar um crush em recipeiente de garrafa de vidro (hoje a tal da fanta uva)na antiga e saudos bodega de Luiz Bastiao...Nossos Pais como vces do blog conhecem, faziam parte da mesma estrutura financiera da de voces... E hoje realmente, podemos contar vitorias.. sementes que foram plantadas em nossos coacoes e nos ensinamentos de nossas personalidades..Parabens a Antonio MORAIS E jOAO bITU.. e outros que postam comentarios sobre os momentos já vividos em epocas anteriores..sou grande admiradora destes textos..bem como das historias dos moradores como as de tio mundim, Ze André etc..Aquele abraco a todos do Sanharol.. Ana Vieira....Fortaleza CE natural do sitio chico com muito orgulho.......

    ResponderExcluir
  6. Sou testemunha ocular dessa história. Parabéns Antônio mOrais.

    ResponderExcluir