Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 29 de março de 2012

Minha gratidão e reconhecimento - Por Blog do Sanharol.

Se vivo fosse, Luiz Otacílio Correia  estaria  completando 95 anos de idade, nesta data, 29 de Março de 2012. 

Luiz Otacílio Correia

Otacílio se caraterizou pela capacidade de fazer amizades e conservá-las. Simples de nascimento, índole humilde, grandeza humana. Era comum ver  o Otacílio, o maior empresario do ramo de transportes do Brasil, andando nas calçadas de Várzea-Alegre de chinelos, camisa solta, abraçado com as personagens prestimosas de nossa terra, brincando, rindo e muito feliz.

Eu não tenho do que reclamar, quando os varzealegrenses  compravam  agua transportadas em jumentos, carroças de porta em porta, eu já morava no Crato, o lugar da melhor agua do mundo. Aqui temos mais de mil nascentes naturais. Otacílio construiu o açude  que hoje leva o seu nome, e, por meio dele, a cidade é abastecida com agua  tratada. 

Os varzealegrenses são eternos devedores do trabalho do Otacílio. Não  citarei  o rosário de obras importantes oriundas de sua ação politico,  o abastecimento de agua da cidade por si basta.

O povo nem sempre  reconhece  e, até esquece com grande facilidade. Deixo aqui o nosso reconhecimento e gratidão.

Obrigado Otacílio.

8 comentários:

  1. Cidadão do bem que pregou a honradez e a honestidade por onde se estendeu como político e grande empresário. Era freguês assíduo no corte de cabelo e barba de Vicente Cesário. Certa vez chegou a Raimundo de Santiago e disse: Raimundo há muitos anos faço cabelo e barba com Vicente, mas no momento ele se encontra doente. Então, eu gostaria de cortar meu cabelo e tirar a barba com você, tem problema???, Raimundo respondeu dizendo que era um prazer atender o cidadão. Quando concluiu o serviço Otacílio perguntou quanto era o trabalho. Raimundo num gesto de solidariedade e companheirismo ao colega de profissão respondeu: senhor Otacílio continue pagando para ele.

    ResponderExcluir
  2. Eita João Bitu.

    Agora você me levou as lagrimas. Outro dia parei na barbearia do primo Raimundo Santiago, fiz o cabelo e ao perguntar quanto devia ele respondeu: Antonio, tio Jose pagou faz tempo.

    Veja quanta gratidão ao meu pai!

    ResponderExcluir
  3. Concordo com vocês, Otacílio Correia foi um cidadão que muito fez por nossa gente,pelo nosso povo,por nossa terra.Este sim, amava sua cidade com toda garra, era admirado por amigos, políticos e homens simples de diferentes ocupações. Sempre esteve muito presente na vida de meus familares,grande amigo do meu pai e do meu sogro Chico Luiz, adorava um joguinho de baralho. Viajamos juntos a vários locais, mas o melhor que eu achava era quando íamos ao seu sítio em Horizonte. Meus filhos, ainda hoje relembram com saudades de todos os momentos vividos naquela época tão maravilhosa.

    ResponderExcluir
  4. Foi o unico deputado estadual que trabalhou por minha terra farias Brito.A ponte que liga a cidade aos 3 distritos,foi ele que conseguiu.Não passava 1 mês sem que o mesmo não visitase os amigos e era de uma simplicidade impar.Ele até hoje é lembrado e homenagiado em Farias Brito.

    ResponderExcluir
  5. o senhor, LUIS OTACILIO CORREIA, quando em vida,antes de tudo, foi um predestinado. Empresário, Deputado Estadual, por duas vezes. No período em que esteve como deputado, se não estou enganado, não faltou nenhuma sessão.Sua presença na Assembléia Legislativa, foi 100%.Amava sua terra, se orgulhava em ser Varzealegrense.Era uma pessoa simples e honrada. Era dono da maior Empresa de Mudanças do País. O que ele plantou de bom, deixou para os seus filhos e hoje, os mesmo dão continuidade com honradez, simplicidade e perseverança.

    ResponderExcluir
  6. Morais,

    fui testemunho o quanto Otacilio amava sua terra.Antonio Rolim,era seu assessor em V.Alegre,quase todas semanas o meu tio se dirigia a Fortaleza pra percorrer as secretarias do governo junto com o Deputado a busca de benefícios pra sua terra.As vezes eu ia junto e fazia aquelas caminhadas com o empresário-politico do nosso torrão

    ResponderExcluir
  7. Sr. OTACÍLIO: AMIGO E CONFIDENTE DE MEU QUERIDO E SAUDOSO PAI. COM TODA CERTEZA ELES ESTÃO DANDO BOAS RISADA DO MONTE DE BESTAS QUE TEM NESSE MUNDO; COMO ELES GOSTAVAM DE DIZER. SAUDADES MUITAS SAUDADES.

    fatima Gibão.

    ResponderExcluir
  8. Otacílio Correia, que Deus o tenha num bom lugar.

    ResponderExcluir