Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 15 de julho de 2016

Como se ganhava uma eleição antigamente - Por Antonio Morais


Esta ocorrência aconteceu nas eleições para o mandato de 1951 a 1954. Naqueles velhos tempos o candidato era avaliado por seus princípios morais, a tradição familiar, afetiva, pela decência e honradez. As despesas, no máximo um dos chefes políticos matava três bois e o outro a mesma quantidade para servir um almoço farto aos eleitores. 

Vamos a historia da eleição. Eram candidatos os senhores Vicente Primo pela UDN e Adelgides Correia pelo PSD. Era costume e tradição  quem qualificasse mais eleitores se eleger, visto que tradicionalmente o primeiro voto do qualificado era  para quem  fazia o trabalho de qualificação do eleitor. Assim é que,  proporcionalmente, Vicente Primo tinha qualificado muito mais gente e, era tido e havido como eleito pelo trabalho efetuado junto ao eleitorado. 

A eleição transcorreu normalmente, as apurações começaram dentro da espectativa natural, ou seja, Vicente Primo  com uma  boa maioria. Na metade da apuração, o Juiz determinou que o restante da contagem fosse transferida e realizada na vizinha cidade de Lavras de Mangabeira. Assim contam os que viveram a época: Com a nova banca apuradora e os novos escrutinadores a maioria foi revertida, Vicente Primo  perdeu a eleição para a apuração e Adelgides Correia assumiu o mandato.


4 comentários:

  1. O Povo perdeu e perdeu Várzea-Alegre. O povo porque deixou de eleger o escolhido e Várzea-Alegre porque Vicente Primo, um de seus mais ilustres filhos resolveu ir embora da cidade.

    Coisas das eleições.

    ResponderExcluir
  2. Morais obrigado pelas palavras elogiosas e sinceras ao meu querido avô Vicente Primo,dizem os antigos que foi dessa maneira que o mesmo perdeu a eleição.Tem aquele outro detalhe que eu lhe falei,que por uma questão de ética é sigilosa.Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito desse tipo de postagem, ou seja, de causos como esse, pois, procuro aprimorar o meu imaginário, em relação a fatos históricos de nossa cultura que espelhão um passado que não desejamos nunca mais.Morais, se possível envie-me por Email(wlsousa@yahoo.com.br), os tais detalhes.

    ResponderExcluir
  4. Prezado Washington.

    O amigo está autorizado a salvar o texto e copiar ou imprimir.

    Obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir