Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 15 de abril de 2012

Exemplos que nos foram legado pela História (postado por Armando Lopes Rafael)

O testamento do Almirante Tamandaré
Há 115 anos, no dia 20-03-1897, falecia o Almirante Joaquim Marques Lisboa (13.12.1807--20.03.1897), que ficou mais conhecido na história do Brasil como Almirante Tamandaré. Patrono da Marinha Brasileira, antes de morrer, Tamandaré escreveu o Testamento abaixo:
"Exijo que meu corpo seja vestido somente com camisa, ceroula e coberto com um lençol, metido em um caixão forrado de baeta, tendo uma cruz na mesma fazenda, branca, e sobre ela colocada a âncora verde que me ofereceu a Escola Naval em 13 de Dezembro de 1892, devendo-se colocar no lugar que faz cruz a haste e o cepo um coração imitando o de Jesus, para que assim ornado signifique a âncora-cruz, o emblema da fé, esperança e caridade, que procurei conservar sempre como timbre dos meus sentimentos.
   Sobre o caixão não desejo que se coloquem coroas, flores nem enfeites de qualquer espécie, e só a comenda do cruzeiro que ornava o peito do Senhor D. Pedro II em Uruguaiana, quando compareceu como primeiro dos voluntários da pátria para libertar aquela possessão brasileira do julgo dos paraguaios que a aviltavam com sua pressão; e como tributo de gratidão e benevolência com que sempre me honrou e da lealdade que constantemente a S. M. I (obs: S.M.I. significa: Sua Majestade Imperial) tributei, desejo que essa comenda relíquia esteja sobre meu corpo até que baixe à sepultura.
 
   Exijo que não se façam anúncios e nem convites para o enterro de meus restos mortais, que desejo sejam conduzidos de casa ao carro e deste à cova por meus irmãos em Jesus o Cristo que hajam obtido o fórum de cidadãos pela Lei de 13 de Maio. Isto prescrevo como prova de consideração a essa classe de cidadãos em reparação a falta de atenção que com eles se teve pelo que sofreram durante o estado de escravidão; e reverente homenagem à grande Isabel Redentora, benemérita da pátria e da humanidade, que se imortalizou libertando-os.
 
   Exijo mais, que meu corpo seja conduzido em carrocinha de última classe, enterrado em sepultura rasa até poder ser exumado, e meus ossos colocados com os de meus pais, irmãos e parentes, no jazigo da família Marques Lisboa.
   Como homenagem à Marinha, minha dileta carreira, em que tive a fortuna de servir a minha pátria e prestar alguns serviços à humanidade, peço que sobre a pedra que cobrir minha sepultura se escreva:
"Aqui jaz o velho marinheiro".
Almirante Joaquim Marques Lisboa

4 comentários:

  1. Prezado Armando.

    Essa foto do Almirante Tamandaré me fez lembrar a primeira cédula que recebi de presente do meu avô Antonio de Pedrinho do Sanharol.

    Chamávamos de "Dez Tons" guardei num cofre feito de caixa de fosforo.

    Como era bom ser o primeiro neto.

    ResponderExcluir
  2. Excelente iniciativa e muito justa a homenagem ao Patrono de nossa Marinha do Brasil. Tamandaré nos deixou um legado de coragem, determinação e amor à Pátria. Que seu exemplo possa perpetuar-se nas veias e nos sonhos de nossos jovens por um Brasil mais justo e, de fato, NOSSO.

    ResponderExcluir
  3. Prezado amigo.

    Tenente Horizonte.

    Você comenta com o conhecimento de causa. Como falamos lá em nós. Você é do ramo, conhece a historia. Ninguém melhor que você para reverenciar o Almirante Tamandaré.

    Parabéns.

    Antonio Morais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Antonio Moraes! Sempre que surge uma oportunidade é bom que que reverenciemos aqueles que, de uma forma ou de outra, fizeram algo de bom para o nosso País. De fato, para quem conhece a história do Almirante Tamandaré, sua origem, sua luta, sabe que ele foi um Grande Herói Nacional. E eu, como você mesmo lembrou, que sou do ramo, sou um apaixonado pela história da vida do Patrono de nossa Marinha.

      Um grande abraço prá você, meu amigo. Boa noite.

      Excluir