Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 28 de abril de 2012

Exumados os restos mortais da jovem mártir Benigna Cardoso

     A Diocese de Crato e a Paróquia de Sra. Sant’Ana realizaram neste dia 27 de Abril 2012, a exumação dos restos mortais da jovem Benigna Cardoso, que até então estava sepultada no cemitério São Miguel em Santana do Cariri – CE.     Com esta exumação foi dado mais um passo referente ao processo de beatificação da jovem Benigna. Agora posteriormente será realizado o translado e o sepultamento na Igreja matriz de Sra. Sant’Ana já marcada para o mês de maio.
    A exumação foi realizada numa cerimônia privada com orações e súplicas. Depois da identificação dos restos mortais de Benigna os mesmos foram lacrados em uma urna que ficou sobre o resguardo da Diocese de Crato – CE, até o dia 26 de maio quando ocorrerá a solenidade oficial de translado e sepultamento na Matriz, em uma grande romaria no município de Santana do Cariri.

 Estiveram presentes na cerimônia os seguintes representantes:
- Monsenhor Vitaliano Mattiolli – Postulador da causa de beatificação e representante da Diocese de Crato.
- Pe. Paulo Lemos Pereira – Pároco de Santana do Cariri.
- Pe. Joaquim Cláudio de Freitas - filho da terra e Pároco da Basílica Menor de Nossa Sra. das Dores em Juazeiro do Norte – CE.
- Ypsilon Rodrigues Félix – representante da comissão Diocesana.
- Terezinha Sisnando e Dulcinéia Sisnando – Irmãs de criação de Benigna.
- Sandra Rodrigues, Marcos Danilo e Geânio Felipe – representantes da comissão paroquial.
Fotos Oficiais da Cerimônia:

Postado por: Ypsilon Félix

3 comentários:

  1. Com muita emoção sempre que leio uma matéria como esta sobre Santa Benigna como ela é chamada em Santana, parabéns so nosso bispo D. Fernando pelo reconhecimento e por esta iniciativa de começar este processo que sabemos que é demorado mas que um dia colocará nos altares esta que foi um exemplo de virtude e que serve como um grito contra este mal que é a vilolência contra as mulheres.Que a menina Benigna, pertinho de Deus,rogue por todos nós!

    ResponderExcluir
  2. Prezado Armando.

    Quem conhece a historia de Benigna sabe muito bem o quanto se assemelha a historia de Maria de Bil, a vitima varzealegrense.

    Benigna todos conhecem a historia e, onde se encontra a sepultura. Da Maria de Bil nem isto sabemos. Sua sepultura é desconhecida.

    Uma postagem interessante pelo que representa em termos de reflexão para o momento.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. AMIGO MORAIS VOCÊ FALA QUE TODOS CONHECEM A HISTÓRIA DA BENIGNA; MAS GOSTARIA DE LHES DIZER QUE NEM TODOS. E INCLUSIVE APROVEITO A OPORTUNIDADE PARA SOLICITAR AO ARMANDO QUE SERIA MUITO BOM POSTAGENS SOBRE A HISTORIA DA MESMA. UMA COISA QUE JÁ FEZ ME LEVOU DIVERSAS VEZES A REFLEXÕES PORQUE O MAIOR PAÍS CATOLICO DO MUNDO TEM APENAS UM SANTO OFICIALIZADO PELA IGREJA?

    ResponderExcluir