Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 22 de abril de 2012

A maioria dos leitores do Blog do Sanharol é contra a censura – por Armando Rafael

Sob o título “Descaracterização do Blog – emita sua opinião”,  o internauta José André  desabafou: “As postagens sobre política estão descaracterizando o propósito do blog do Sanharol. (...) todos os dias que abro este blog encontro criticas em relação à Dilma, a Lula e a tantos outros membros do PT ou a qualquer partido que seja” e finalizou com um desafio: “Gostaria que as pessoas que acessam o blog emitissem sua opinião sobre essas postagens relacionadas à política”.



Muitas atenderam ao apelo acima.

No momento que escrevo esta postagem, existem 34 comentários na matéria de José André. Desses, 16 comentários (ou seja, 47% do total) defendem que não deve existir censura nas postagens do Blog do Sanharol; 7 (ou seja, 20% dos comentários) concordaram com José André e são a favor de se impor a censura nas postagens que falam de política e de políticos; 5 comentários (14%) são de pessoas que ficaram “em cima do muro”; 3 comentários (8%) escreveram e depois removeram o que haviam escrito e outros 3 leitores (8%) burilaram o escrito, mas não se fizeram entender.

Graças a Deus, no Brasil existe liberdade de expressão e os direitos de manifestação são garantidos pela Constituição Brasileira. A Constituição veda qualquer censura política, ideológica ou artística do pensamento, sendo vedado o anonimato. Ora, aqui ninguém se esconde sob a covardia do anonimato.
 Afora isso, chamaram a minha atenção algumas opiniões emitidas por alguns leitores. Como as abaixo:

– “Acredito que o blog não de deve ter esse proposito de fazer politicagem”. O leitor não sabe distinguir entre “política” e “politicagem” (esta última é definida como: política de interesses pessoais, de troca de favores, ou de realizações insignificantes. Não é o que é tratado aqui);

– Outro foi extremamente descortês e vendo que a maioria é contra a censura, (e não tendo argumento para defender seu arcaísmo), escreveu esta grosseria contra o fundador do Blog: “aproveita o teu blog e faz tuas críticas indecentes e sem sentido

No entanto, li uma opinião sensata de quem não esperava. Ela foi escrita pelo Sr. Francisco Gonçalves de Oliveira, de quem discordei algumas vezes neste blog. Escreveu ele: “Não acho saudável a proibição de qualquer manifestação política. O cidadão brasileiro conquistou esse direito à duras penas. Sempre nesses debates gosto de usar a máxima de Woltaire: "Posso não concordar com o que dizes, mas defenderei até a morte o direito de dizer”
Francisco Gonçalves: admirei a sua coerência.
Dou a mão à palmatória...
Armando

12 comentários:

  1. O BLOG DO SANHAROL PERDEU O FOCO. AINDA VALE A PENA VISITAR O MESMO PARA:
    1) MATAR A SAUDADE DA CASA DE DONA TOINHA;
    2) APRECIAR AS BOAS POESIAS DE DR SÁVIO, MUNDIM E OUTROS POETAS;
    3) RELEMBRAR ALGUMAS ANEDOTAS CONTADAS PELOS PRIMOS;
    4) RECEBER NOTÍCIAS DE: BATIZADO, CASAMENTO E ENTERRO.

    MATÉRIAS SOBRE POLITICAGEM, COMO ALGUMAS "REGURGITADAS" E MUITO MAL ADAPTADAS QUE VEJO AQUI NO BLOG, PREFIRO BUSCAR NA FONTE...

    AH! E GRANDE PARTE DO QUE SE DISCUTE AQUI É SIM POLITICAGEM. INVARIAVELMENTE O POSTADOR TEM O INTERESSE PESSOAL NA MATÉRIA; TENTA DETURPAR OS FATOS PARA PROTEGER OS SEUS ESCOLHIDOS (SEJA O PARTIDO A OU B); MENTE OU OMITE FATOS HISTÓRICOS E ATUAIS E, O QUE É PIOR, FAZ PROPAGANDA POLÍTICO PARTIDÁRIA EM FAVOR DOS SEU PROTEGIDOS E PROTETORES.

    ISSO, ALÉM DE SER POLITICAGEM, É MALANDRAGEM.

    ResponderExcluir
  2. Deixo registrado aqui a minha irrestrita solidariedade ao ex-colega e amigo querido e sempre lembrado, Antonio Morais. O blog do Sanharol é um instrumento da mídia globalizada que serve, sobretudo, para divulgar as coisas boas que existem na cidade Varzea Alegre/CE. Concordo com os métodos utilizados por A. Morais para administrar o bem sucedido Blog.

    Abraços,

    Raimundo Nonato Rodrigues

    Jão Pessoa, 22 de abril de 2012.

    ResponderExcluir
  3. Que nome apropriado...Zé Manguim é ...Zé Manguim!

    ResponderExcluir
  4. Mais uam vez venho expor minha já conhecida opinião, haja visto, como diz o matuto, o assunto ainda está rendendo.
    Quando tinha 19 anos, vim conhecer um tio(Zé Leandro), meu padrinho, que vivia na clandestinidade. A partir dali comecei a admirar a sua luta e comecei a militar também no movimento sindical. Contra a ditadura, pelas Diretas, no Impeachent de Collor estive até em Brasília, contra o bloqueio a Cuba, comando de greves e manifestações tudo isto eu fiz parte e muito mais.Portanto meu histórico de luta não me permite defender a censura jamais. O que não concordo é usar o nome do Sanharol para se fazer política, defender um partido, em detrimento de outros. O uso da política cria um clima de desarmonia, de hostilidade que não faz bem. Ainda mais quando se ataca goveno que tem alto índice de aprovação, o que caracteriza inveja e desespero de não ver mais o poder nas mãos daqueles que arrasaram o país, mas mesmo assim o defendem.
    Censura é quando postei vários comentários rebatendo certas críticas e citando o desgoverno FHC e estes foram excluídos.
    Quem sempre sonhou com um país livre só pode voltar a dizer: Censura nunca mais!
    E quanto 'a política local, esta sim, concordo com Morais, aí é que não se deve postar nada, porque no mínimo o que pode se gerara é animosidade e baixaria.
    Reitero o meu apreço e respeito a todos os colaboradores e administradores do blog, mas não poderia de expor este esclarecimento.
    Abraço e um aboa semana a todos,
    Giovani Costa

    ResponderExcluir
  5. mestre rafael usa o blog do Crato para postar os teus assuntos políticos e deixa o nosso do Sanharol para apreciarmos nossos memorias e nossas historias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acompanho este Blog do seu início. Mas acho que seria hora de rever os conceitos e expor qual o verdadeiro objetivo, isto entre colaboradores, é claro. Visitante e seguidor não são colaboradores, portanto não podem postar, apenas ler e comentar. Leio o que quero e comento quando quero, isso é liberdade!
      Um grande abraço a todos no Dia do Livro!

      Excluir
  6. Não sou muito ligada a política,no entanto respeito a liberdade de expressão dos usuários do Blog. Concordo plenamente com vários comentários aqui descritos, principalmente o do TENENTE HORIZONTE ao falar que “o espaço é demográfico e possui uma aceitação respeitável por seus usuários”. Sempre que posso,leio as postagens com muito carinho e respeito,e se não gosto de alguma,vou direto as que me interessam.Prefiro ler coisas simples,como poesias e histórias do nosso povo e da nossa terra,que nos proporcionem sentimentos de orgulho,alegria e saudade. Acredito que somos livres para expressar aqui nossas opiniões,infelizmente nem todos tem coragem de postar comentários que agregue valor,mesmo assim,continuarei torcendo para que o BLOG DO SANHAROL continue firme e forte e sempre com o intuito de disseminar conhecimento e aprendizagem a todos nós.
    Grande abraço a todos os amigos conterrâneos, colaboradores e comentaristas, em especial a MORAIS, grande administrador do Blog.

    ResponderExcluir
  7. ... Aí eu disse:

    Deixando de lado os entretanto e partindo para os finalmente, quero deixar bem claro que gostei da postagem "Descaracterização do Blog".

    Ela proporcionou um debate à altura de cada comentarista, e o Blog estava precisando de uma revitalização saindo do lugar comum das postagens repetitivas e reprisadas. Nada melhor do que uma reviravolta como esta.

    O que percebi foi simplesmente a manifestação democrática de variados pontos de vista, não significando que o administrador tome posicionamento que venha a prejudicar o Blog no bom relacionamento conquistado.

    Não é fácil administrar. Conheço essas coisas de administração há mais de quarenta anos. Sabemos que é impossível satisfazer todas as gentes, sem perder o controle da situação e gerar o caos. É preciso ponderar e deixar o bom senso funcionar. Nunca devemos inibir a manifestação popular.

    Em política o que sou contra é a tendência natural das pessoas defenderem conscientemente algo podre, mas sou a favor de suas publicações, pois isto é inevitável.

    Você sabe o que é política?

    Política não é somente aquela executada pelos sistemas democráticos!

    Ela existe em todos os setores da vida: No lar, nas salas de aula em geral, nas associações em geral, nas ruas e finalmente nos sistemas de governo.

    Ninguém sobrevvive sem ter uma conotação política. Uma hora nosso ponto de vista é respeitado, em outra hora é rejeitado. Não devemos nos aborrecer por isto.

    Agora tenho uma sugestão, sempre fui contra cópia. O ideal é o colaborador, ao postar uma matéria política, de terceiros, não sendo biográfica, ler e nos transmitir a essência com suas próprias palavras citando a fonte.Às vezes copiam e inserem um texto muito extenso e cansativo. Em menos de três minutos, a TV nos proporciona um resumo de determinada notícia, política, ou não. Em matéria de política nacional os Blogs publicam apenas o que já sabemos. Devíamos variar publicando noticias e informações locais que muito nos interessa.

    O José André apontou seu ponto de vista e não uma imposição.

    Não há motivos para questionamentos grosseiros. Ninguém é o dono absoluto da verdade.

    ResponderExcluir
  8. Prezado Armando.

    Você teve o cuidado de levantar a vontade da maioria. Este assunto já foi levantado em varias oportunidade. O Blog é uma peça composta de colaboradores, seguidores, comentarista e leitores. São como irmãos siameses, uns não existem sem os outros. Sem os colaboradores não existiria os demais. Cada colaborador tem todo o direito de postar o assunto que lhe for interessante. Os demais deverão seguir o Blog como quem ler um Jornal: Vendo as paginas que interessam e desprezando as que não interessam.

    Até o momento estamos tratando os assuntos dentro da mais perfeita normalidade democrática, sem agressões e com respeito as ideias alheias. Afinal de contas somos todos adultos, entendidos e irmãos.

    Se em algum momento alguém extrapolar os limites do bom senso usarei a prerrogativa de excluir quando houver ofensa pessoal.

    Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  9. Analisando alguns Blogs, conclui que muitos servem simplesmente como diários onde as pessoas postam regularmente acontecimentos, fatos e observações das mais variadas relacionadas ao seu dia-a-dia. Não há generalização nesta argumentação! Existem Blogs extremamente interessantes onde temos a oportunidade de nos atualizarmos com notícias e informações postadas. Outros, ainda, nos dão dicas sobre como executar algum trabalho. Existem ainda aqueles que servem como fonte de pesquisas escolares. De fato, são das mais variadas opções e gostos. Podem ser livres e democráticos. Podem até não ser. O que todos possuem em comum é a NÃO OBRIGATORIEDADE DE SER ACESSADO!
    O Blog do Sanharol eu, particularmente (e isso é apenas uma opinião), considero como uma ferramenta muito importante para os varzealegrenses, principalmente aqueles que encontram-se afastados de sua terrinha pelos mais variados motivos. Defendo e me solidarizo com o referido Blog, em especial com os seus administradores, pois vejo-os como pessoas altamente responsáveis e, no tocante à forma como organizam e divulgam o Blog, extremamente competentes, merecedores então de nosso respeito e devidas considerações.
    Mais uma vez, parabéns ao Blog do Sanharol. Que continue assim, respeitando os seus usuários e demonstrando sempre a mesma isenção de tendências e de opiniões.

    ResponderExcluir
  10. Democracia não é apenas uma palavra é um exercício constante. Todos nós temos um déspota escondido dentro de nós querendo assumir o comando, precisamos domá-lo! Você não deve ser você, desabafar é perigoso! Precisamos do exercício da democracia. Não vejo motivo para polêmica, mas como a postagem do José André surtiu efeito, ou seja, houve polêmica, foi boa, pois é disso que o blog se alimenta. O Armando Rafael é polêmico, mas é original sabe argumentar, isso é salutar em uma democracia. Quando leio algo, goste ou não, sou motivado a responder. Agora quando não se tem argumentos é melhor o silêncio... Preciso exercitar essa prática. Uma dica: Na parte superior do seu mouse existe uma barra, você vai rolando a barra até encontrar uma postagem do seu agrado. O que não pode é agradar um certo contingente e deixar a maioria frustrada.

    Quando fazemos uma postagem é para ser lida. Mermo não concordando com as postagens do Armando Rafael sou seu leitor assim como também sei que ele é meu. Não estou aqui para abordar assuntos de seu interesse, mas gosto que ele leia minhas postagens, isso me compromete a escrever mais e melhor. Não gostar do que escrevo é uma coisa e proibir a livre manifestação do pensamento é bem diferente.

    ResponderExcluir
  11. DESCARACTERIZAÇÃO DO BLOG DE UMA BOA MEXIDA NO BLOG

    ResponderExcluir