Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 17 de junho de 2023

075- Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.


O nome do boi era Soberano, os senhores agropecuaristas : Pedro Máximo e Joaquim de Sátiro, o de pano passado, era o proprietário do zebu. Várzea-Alegre.

Quanto a velho. Examinemos o assunto. Velho é substantivo comum, degradante, masculino, singular, nem tão singular assim. 
E velho é o Coliseu, como velha é a esfinge de Gizé. Na filosofia e moral chinesas, a pessoa idosa é simbolo de veneração e respeito, consideradas suas condições de mais experientes dos segredos da vida e da dignidade de suas cãs e barbas brancas.
Entre nós, todavia, nos tempos atuais, a coisa não é bem assim. O velho tem valor de excrescência ou algo semelhante. Isto em parte, por culpa dele, que não se dar a respeito, portando-se, muitas vezes, cafajesticamente. 
Isto me faz lembrar os velhos dos meus tempos de menino. Um punhado de homens austeros, trabalhadores, exemplares pais de família, daqueles que não precisavam, sequer, dar um fio de bigode para juramentar seus compromissos. Sempre os admirei e respeitei, vendo neles figuras distintas, pessoas diferentes, a quem deviam todos devotar o máximo de atenção e cortesia. Hoje é mentira?
Existem velhos com pinte de play-boy e alguns, até são membros da "International Gay Society". Sinal dos tempos.
Os velhinhos da minha meninice, pobres ou ricos, tinham dignidade no vestir, compostura no andar, decência nos seus gestos e atitudes. Uns, na modéstia de suas posses, vestiam caqui Floriano, mescla Tamandaré ou brim Joffre. Outros, mais afortunados, portavam cruazé de alpaca, nos últimos estágios de uma moda que se extinguia. Em alguns era infalível o colete, principalmente, nos dias de feira, que era no Domingo, também dia de missa ou nas festas de agosto e de fim de ano. Alguns usavam bengalas, outros, simples cipós de marmeleiro ou jucá, conforme as "previsões meteorológicas".
A maioria morava mesmo na rua, enquanto muitos outros vinham dos sítios, nos seus ajaezados cavalos, acompanhados, frequentemente, de parentes e moradores.
Os de fora tinham, normalmente uma casa na vila, onde se hospedavam, depois de livrar suas montarias. Assistia a missa, faziam a feira, vendiam e compravam, davam um dedo de prosa, aqui e ali, e, resolvidos seus negócios, voltavam aos seus pagos, felizes como haviam vindo. Esta visita certa ao centro se fazia sentida, quando algo impedia a qualquer deles  de assinar o ponto. Os da rua, pela manha, faziam uma incursão ao comercio, onde havia sempre o pretexto de comprar alguma coisa, ou, simplesmente, para estirar as pernas.


9 comentários:

  1. Um texto de leitura prazerosa. Fundamentado na mais perfeita formação personalística dos tempos idos. Respeito, experiencia, sabedoria e vivencia familiar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este texto, me trouxe á mente, a Santana do tempo em que, ajudava na mercearia de Seu Luiz Gomes, atendendo no bar, no sábado, por ocasião da feira. Ali, me sentia realizado, convivendo e sendo respeitado, por tanta gente de bem.

      Excluir
  2. Bons tempos em que éramos felizes e não sabíamos! Hoje valorizo a ignorância mais que tudo. Daria tudo por ainda possuir aquela ingenuidade em que para mim bastava ser idoso para adquirir ares de cidadão respeitado! A verdade é que foram esses mesmos homens, "probo" que atolaram o pais na mais profunda miséria. Esperança em um futuro melhor? Nenhum! Apenas o avanço e o recuo natural do tempo...

    ResponderExcluir
  3. Estudando a genealogia e descendência dos velhos de minha infância quanta diferença encontro. Os seus netos e bisnetos defendem e agraciam com medalhas políticos sebosos e cafajestes muito diferentes dos velhos que conheci na minha infância.

    ResponderExcluir
  4. Vendo este touro,lembrei-me do Tio Ze Vieira que gostava de poesia.Esta raça de gado veio para V.Alegre da decada de 60 trazido por Toinho Costa e Andre Meneses,uma raça trabalhosa,pois tinham os peitos muito grossos,e os bezrros muitas vezes morria assim que nasciam.As vacas eram ruins parideiras.Meu Tio comprou uma e nao se deu bem.Entao ele assim;Comprei uma vaca baiana,pensando ser da Bahia,pelo um conto e novecentos,coisa que ela nao valia,so pare de dois em dois anos,e quando pare nao cria.Estas vacas tinha um valor bem amior do que as que eram criadas aqui,aquelas peduras como eram chamadas,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No livro de Maria Eunice Diniz Moreno, "Balbina Menezes Diniz, 80 anos de histórias bem vividos" a autora cita que "Marreca", foi a primeira vaca da raça zebu, trazida de Feira de Santana, pelo seu avô João do Sapo. (Isso é histórico)!

      Excluir
  5. Sobre meu comentario;(ele disse assim)

    ResponderExcluir