Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 25 de abril de 2012

Roberto Taveira - Por Antonio Morais


Conheci o Senhor Jorge Taveira trabalhando na agricultura nas terras de João do Sapo no Sanharol. Homem serio, honrado e trabalhador. Trazia para o roçado uma reca de filhos. Lembro de alguns: Antônio, Chagas, Roberto etc.

Roberto foi para São Bernardo e levou um azar danada, chegou numa época de entre safra de emprego. Ficou muito tempo aguardando uma vaga para se empregar. Nesse intervalo, Jorge Taveira, o pai, fez uma carta chamando o filho de volta: Meu filho você não está fazendo nada por aí, não encontrou trabalho. Volte que eu estou preparando uma roça  para plantar algodão, só falta arrancar os tocos. Venha que aqui tem serviço para você. 

Roberto escreveu no verso da carta e devolveu. Papai, pode plantar o algodão junto com os tocos que quando for tempo da colheita eu vou mostrar o que é algodão e o que é toco.

2 comentários:

  1. A fonte desta historia foi o meu amigo e parente Lupim.

    ResponderExcluir
  2. ANTONIO MORAIS,
    Vou contar uma história (fato) que aconteceu com um dos filhos de seu JORGE TAVEIRA. O seu filho CHAGAS TAVEIRA,no fim da década de 1970, foi embora para São Paulo, para ser mais preciso, para a Cidade de São Bernardo do Campo, a procura de trabalho. Lá chegando, em época de Carnaval, raspa uma parte dos cabelos de sua cabeça e a outra parte dos cabelos, pinta de várias cores. Foi tomar umas pingas em um determinado bar da cidade.Quando de repente, aparece o ROTA ( RONDA OSTENSIVA TOBIAS DE AGUIAR),dando buscas de armas. Logo que a Polícia adentra ao Bar, manda todos os que estão presentes, colocarem as mãos para cima. Todos colocam, com EXCEÇÃO DO CONTERRÂNEO CHAGAS TAVEIRA. O ROTA, faz seu trabalho, verificando se algum dos presentes tinham mandados de prisão e ou se estavam armados. Quando chega no CHAGAS TAVEIRA, apontando o rifle com a baioneta em sua direção, foi logo dizendo e perguntando: "E VOCÊ VAGABUNDO, PORQUE NÃO COLOCOU AS MÃOS PARA CIMA"? E,em seguida, O CHAGAS TAVEIRA foi logo perguntando: "QUEM É VOCÊ"? O Policial responde: "Eu sou soldado da policia". O CHAGAS TAVEIRA de imediato foi logo dizendo: " BEM FEITO, PRÁ QUE NÃO ESTUDOU"!! O Policial deu-lhe um tapa no "tronco da Orelha" e colocou na viatura, preso.

    ResponderExcluir