Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 17 de maio de 2012

2012 - Ano de eleições - Por Antônio Morais

O Pacto de Juazeiro.

Os Correia da Vàrzea-Alegre eram aliada do Padre Cicero Romão Batista. O Pacto de Juazeiro, um documento histórico, postado neste Blog logo no seu inicio, a "Ata da reunião realizada em Juazeiro do Norte, no Ceará, em 24 de outubro de 1911", sob o patrocínio do Padre Cícero é um registro revelador de como se fazia política e se exercia o poder naqueles tempos. 

Os Coronéis que comandavam os municípios da região firmaram um acordo de paz, com o objetivo de impedir disputas entre eles e garanti a estabilidade do poder local. O entendimento era “um por todos e todos por um”.  Ele deixa claro que, a partir daquela data, nenhum chefe político tentaria derrubar um colega de outro município ou daria guarida a cangaceiros. O Coronel Antônio Correia Lima era o prefeito de Várzea-Alegre e foi o signatário do documento.

Quem conhece a historia sabe que onde houvesse um foco de oposição ao Padre Cicero um bando de jagunços, armados até os dentes, fazia uma visita e, a peia cantava. Aconteceu em Santana do Cariri, Campos Sales,  Missão Velha,  Aurora, Barro e, Várzea-Alegre não foi diferente. 

Os desafeto dos Correias e do Padre Cicero foram visitados no sitio Boa Vista. A peia cantou. Houve óbito em decorrência das agressões.





2 comentários:

  1. A politica é muito dinâmica e, de 50 anos pra cá os agressores e vitimas passaram a fazer politicas juntos, o que foi muito bom e proveitoso para o municipio.

    ResponderExcluir
  2. Na data acima citada, sob o comando do Padre Cicero foi votado e aprovado 10 mandamentos ou artigos que deveriam ser seguidos pelos 17 prefeitos presentes, 17 coronéis da Guarda Nacional. Esse grupo chegou a derrubar o Governador do Estado do Ceara - Franco Rabelo.

    ResponderExcluir