Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 28 de maio de 2012

A indecência do Lula, Gilmar Mendes e Jobim - Por Ricardo Noblat




De duas, uma. Ou Lula ainda está sob o efeito de remédios contra o câncer na laringe, o que compromete seu apurado tino político, ou então se rendeu à certeza de que é mesmo infalível.

Para chegar bem ao seu final, a CPI de Cachoeira terá que dar em nada. E o encontro de Lula com o ministro Gilmar Mendes precisará ser esquecido rapidinho.

É improvável que nada produza de relevante a CPI inventada por Lula para atazanar a vida de seus desafetos ligados a Cachoeira, e retardar o julgamento do mensalão. O que ela produzir poderá significar problema para Dilma. Esta semana, a CPI quebrará o sigilo das contas da Delta, a empreiteira favorita dos políticos que apoiam o governo.

Quanto à memória coletiva, até que comece o julgamento dos mensaleiros em agosto não haverá tempo para que esqueça o encontro de Lula com Gilmar. Ele é simplesmente inesquecível.

O celular de Gilmar tocou na última semana de abril último e ele ouviu o convite: “Lula virá aqui no dia 26. Quer conversar com você”.

Era Nelson Jobim, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), onde o mensalão será julgado. O escritório de Jobim funciona no apartamento onde ele mora, em Brasília.

“É inconveniente julgar esse processo agora”, disse Lula a Gilmar depois dos cumprimentos de praxe. São 36 réus. Lula contou que José Dirceu "está desesperado".

Mensaleiros como José Genoino, Delúbio Soares, Marcos Valério e Duda Mendonça também estão. Foram advertidos por seus advogados sobre a forte possibilidade de serem condenados e presos.

“Não tem como adiar o julgamento?”, perguntou Lula. “Se for adiado, o Supremo sofrerá um desgaste profundo”, argumentou Gilmar.

Foi aí que Lula comentou que tem o controle político da CPI do Cachoeira. E ofereceu proteção a Gilmar. “Fiquei perplexo com o comportamento e as insinuações despropositadas do presidente Lula”, revelou Gilmar ao Procurador Geral da República, ao Advogado Geral da União, ao colega Ayres Britto, presidente do STF, e à VEJA.

O constrangimento de Gilmar não inibiu Lula. “E a viagem a Berlim?”, ele perguntou. Corre em Brasília a história de que os casais Gilmar Mendes e Demóstenes Torres teriam viajado para Berlim com as despesas pagas por Cachoeira. Gilmar confirmou a viagem. Mas respondeu que pagara as próprias despesas.

“Viajei com o Demóstenes que eu e o senhor conhecíamos antes”, justificou-se. Em seguida, bateu na perna de Lula e aconselhou: ”Vá fundo na CPI”.

Gilmar ainda ouviu Lula dizer que encarregaria Sepúlveda Pertence, ex-ministro do STF, de convencer a ministra Carmem Lúcia a atrasar o julgamento. Pertence indicou Carmem para o STF.

“Vou falar com Pertence para cuidar dela”, antecipou Lula, preocupado com a situação de Ricardo Lewandowski, lembrado por dona Marisa para a vaga que hoje ocupa no STF. Amigo da família da ex-primeira-dama, Lewandowski é o ministro encarregado de revisar o processo do mensalão relatado por seu colega Joaquim Barbosa.

“Ele (Lewandowski) só iria apresentar o relatório no semestre que vem, mas está sofrendo muita pressão [para antecipar]”, queixou-se Lula.

Joaquim Barbosa foi chamado por Lula de "complexado". Lula ainda se referiu a outro ministro - José Dias Toffoli, ex-assessor de José Dirceu na Casa Civil.

“Eu disse a Toffoli que ele tem que participar do julgamento”, avançou Lula - para quem o julgamento do mensalão só em 2013 evitaria que ele fosse contaminado por “disputas políticas”.

O que Lula não disse: nesse caso, os ministros Ayres Britto e Cezar Peluso estariam aposentados. Os dois devem votar pela condenação de alguns réus.

Gilmar errou ao ir ao encontro de Lula. Ministro pode receber advogados, ouvir seus argumentos, mas é só.

Lula acha que o julgamento do mensalão equivale ao julgamento do seu governo – por isso errou gravemente ao pressionar um juiz.

Foi indecente e escandaloso o episódio que ele e Gilmar e Jobim protagonizaram.

13 comentários:

  1. Ministro Celso de Melo - vDisse:

    Se fosse presidente, Lula seria passível de impeachment o ministro com mais tempo de casa no Supremo Tribunal Federal (STF), será publicada ainda esta noite pelo site Consultor Jurídico.

    O que Celso de Melo diz sobre o encontro de Lula com Gilmar Mendes no último dia 26 de abril na casa em Brasília do ex-ministro Nelson Jobim:

    Essa conduta do ex-presidente da República, se confirmada, constituirá lamentável expressão do grave desconhecimento das instituições republicanas e de seu regular funcionamento no âmbito do Estado Democrático de Direito. O episódio revela um comportamento eticamente censurável, politicamente atrevido e juridicamente ilegítimo.

    Se ainda fosse presidente da República, esse comportamento seria passível de impeachment por configurar infração político-administrativa, em que seria um chefe de poder tentando interferir em outro.

    Tentar interferir dessa maneira em um julgamento do STF é inaceitável e indecoroso. Rompe todos os limites da ética. Seria assim para qualquer cidadão, mas mais grave quando se trata da figura de um presidente da República.

    Ele mostrou desconhecer a posição de absoluta independência dos ministros do STF no desempenho de suas funções.

    A Ação Penal será julgada por todos de maneira independente e isenta, tendo por base exclusivamente as provas dos autos. A abordagem do ex-presidente é inaceitável.

    Sem falar no caráter indecoroso é um comportamento que jamais poderia ser adotado por quem exerceu o mais alto cargo da República.

    A resposta do ministro Gilmar Mendes foi corretíssima e mostra a firmeza com que os ministros do STF irão examinar a denúncia na Ação Penal que a Procuradoria-Geral da República formulou contra os réus. É grave e inacreditável que um ex-presidente da República tenha incidido nesse comportamento.

    Surpreendente essa tentativa espúria de interferir em assunto que não permite essa abordagem. Não se pode contemporizar com o desconhecimento do sistema constitucional do País nem com o desconhecimento dos limites éticos e jurídicos.

    Episódio grave e inqualificável sob todos os aspectos. Um gesto de desrespeito por todo o STF.

    Confirmado esse diálogo entre Lula e Gilmar, o comportamento do ex-presidente mostrou-se moralmente censurável. Um gesto de atrevimento, mas que não irá afetar de forma alguma a isenção, a imparcialidade e a independência de cada um dos ministros do STF.

    Um episódio negativo e espantoso em todos os aspectos. Mas que servirá para dar relevo à correção com que o STF aplica os princípios constitucionais contra qualquer réu, sem importar-se com a sua origem social e que o tribunal exerce sua jurisdição com absoluta isenção e plena independência.

    Será um julgamento em que se observará todos os parâmetros que a ordem jurídica impõe a qualquer órgão do Judiciário. Por isso mesmo se mostra absolutamente inaceitável esse ensaio de intervenção sem qualquer legitimidade ética ou jurídica praticado pelo ex-presidente da República que não guarda qualquer legitimidade ética ou jurídica. Um comportamento estranho e surpreendente.

    A resposta do ministro Gilmar foi a que dele se esperava. Ele agiu com absoluta altivez. É um episódio anômalo na história do STF.

    De qualquer maneira, não mudará nada. Esse comportamento, por mais censurável, não afetará a posição de neutralidade, absolutamente independente com que os ministros do STF agem. Nenhum ministro permitirá que se comprometa a sua integridade pessoal e funcional no desempenho de suas funções nessa Ação Penal.

    ResponderExcluir
  2. No inicio Lula dizia que foi traido admitindo os mal feitos, mas não sabia. Depois considerou como farsa, mentira. Hoje ele tem razão: o mensalão é a cara do governo dele, um governo como dizia a senadora Heloísa Helena: "Podre, onde se aperta sai pus".

    A sorte do Lula é que quanto mais imundice comete mais o povo admira.

    ResponderExcluir
  3. QUANDO ESCUTO NAS RÁDIOS E VEJO NAS TV'S CIDADÃOS QUE FALAM VÁRIOS IDIOMAS, EXECUTIVOS DE GRANDES EMPRESAS, DIRETORES DE BANCOS, PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS, ESCRITORES, ARTISTAS FAMOSOS EM TODO O PAÍS, DEPUTADOS, SENADORES, GOVERNADORES ETC., TECENDO ALTOS ELOGIOS A LULA, EU FICO A IMAGINAR OS MOTIVOS QUE ELES ESTÃO ENCONTRANDO PARA ASSIM PROCEDEREM. NA MINHA VISÃO SÃO VANTAGENS FINANCEIRAS QUE ANTES NÃO TINHAM. EU VEJO EM LULA UMA PESSOA OPORTUNISTA QUE FALA O QUE O POVÃO GOSTA DE OUVIR, SEM MEDIR AS CONSEQUÊNCIAS. VEJO NELE UM CIDADÃO QUE DOS VÍCIOS RUINS SÓ LARGOU AQUELES DOIS TRADICIONAIS: COMER TERRA E CHUPAR DEDOS... BEBER, FUMAR, MENTIR, CONTAR VANTAGENS, SE AUTO ELOGIAR ETC., TUDO ISSO ELE CONTINUA PRATICANDO... MAS EU ESTOU DIZENDO ISSO PORQUE JAMAIS EM MINHA VIDA SEREI CANDIDATO A QUALQUER CARGO ELETIVO... NESTE PAÍS 99% DOS HOMENS SINCEROS, TRABALHADORES, E HONESTOS SÃO PUNIDOS E EXCLUÍDOS DOS SERVIÇOS PÚBLICOS. ESSAS QUALIDADES PARA 99% DOS NOSSOS GESTORES PÚBLICOS, SÃO DEFEITOS GRAVÍSSIMOS. PORTANTO, QUEM PRETENDE SER CANDIDATO NÃO PODE FALAR A VERDADE SOBRE LULA, PORQUE PERDE VOTOS DOS BENEFICIÁRIOS DO BOLSA FAMÍLIA, BOLSA BABÁ, AUXÍLIO RECLUSÃO, APOSENTADOS QUE NUNCA TRABALHARAM EM NADA, PENSIONISTAS DE PESSOAS QUE NUNCA CONTRIBUÍRAM COM NADA PARA A PREVIDÊNCIA ETC., ETC. E TAL. E SÃO MUITOS VOTOS...

    ResponderExcluir
  4. Vicente Portella - Disse:
    Essa galera do PT é muito cara de pau... Daqui a pouco vão criar a tese de que foi Gilmar Mendes que tentou chantagear Lula... Se continuar assim vão exigir a CANONIZAÇÃO de Lula com Sarney de um lado e Collor do outro como avalistas dos milagres alcançados .

    Luis Nogueira - Disse:
    Como infalivel só a certeza de que todos vamos morrer, Lula joga por terra a maxima de que todo povo tem o governo que merece. Isso nao é verdade. O povo brasileiro, em sua imensa maioria honesto, pacifico, justo, etico, nao é representado por tudo isso que temos visto. Apesar de todas as nossas mazelas e complacencia, Lula nao representa a alma brasielira. Representa a si. Um imoral e sem limites eticos. Uma anomalia que nao espelha em hipostese alguma, a alma brasileria. Lula é um representante de si mesmo, um mesquinho, mentiroso, farsante, que deveria ser indiciado criminalmente pelo que fez.

    Arghelia A. de Oliveira - Disse:
    É provável que o doente moral já esta novamente internado no Sírio Libanês, onde jogou o que sobrava de vergonha no lixo, antes de sair achacando ministros do Supremo.

    Deusdete da Silva Fagundes - Disse:
    Só não saiu preso, porque o Gilmar considerou o anfitrião Jobim. Como o Jobim iria explicar ao Brasil que o expresidente LULA saiu preso do seu escritório de advocacia. Não ia arrumar mais nenhum cliente.
    Depois o Grandão ficou pequeno e traiu quem tinha lha ajudado.
    Bem feito.

    ResponderExcluir
  5. Pois é:
    Quando vejo uma pessoa elogiando Lula, enquadro-a em 2 únicas alternativas:
    1) É um ingênuo;
    ou
    2) Está "mamando" també,.

    ResponderExcluir
  6. Presidente Lula divulga nota oficial sobre publicação da Veja
    Leia abaixo a íntegra do documento publicado pelo Insituto Lula.
    Por Instituto Lula
    Segunda-feira, 28 de maio de 2012


    Sobre a reportagem da revista Veja publicada nesse final de semana, que apresenta uma versão atribuída ao ministro do STF, Gilmar Mendes, sobre um encontro com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 26 de abril, no escritório e na presença do ex-ministro Nelson Jobim, informamos o seguinte:

    1. No dia 26 de abril, o ex-presidente Lula visitou o ex-ministro Nelson Jobim em seu escritório, onde também se encontrava o ministro Gilmar Mendes. A reunião existiu, mas a versão da Veja sobre o teor da conversa é inverídica. “Meu sentimento é de indignação”, disse o ex-presidente, sobre a reportagem.

    2. Luiz Inácio Lula da Silva jamais interferiu ou tentou interferir nas decisões do Supremo ou da Procuradoria Geral da República em relação a ação penal do chamado Mensalão, ou a qualquer outro assunto da alçada do Judiciário ou do Ministério Público, nos oito anos em que foi presidente da República.

    3. “O procurador Antonio Fernando de Souza apresentou a denúncia do chamado Mensalão ao STF e depois disso foi reconduzido ao cargo. Eu indiquei oito ministros do Supremo e nenhum deles pode registrar qualquer pressão ou injunção minha em favor de quem quer que seja”, afirmou Lula.

    4. A autonomia e independência do Judiciário e do Ministério Público sempre foram rigorosamente respeitadas nos seus dois mandatos. O comportamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o mesmo, agora que não ocupa nenhum cargo público.

    Quem quiser que fique com as mentira da Revista Veja e do Jornalista acima eu escolho o lado certo, Lula na cabeça!

    ResponderExcluir
  7. Francisco

    O Lula devia contratar o Marcio Thomaz Bastos para processar o Gilmar Mendes e Fechar a Veja. Assim teriamos o Thomaz defendendo os interesses de Cachoeira e do Lula. A veja é muito corajosa, divulgar a cafajestada do imperador!

    ResponderExcluir
  8. A fraca oposição existente no Congresso Nacional (PSDB,DEM,PPS, PSOL) sonha investigar o ex-presidente, pela pressão feita junto ao ministro do STF, Gilmar Mendes, visando adiar o julgamento do mensalão.
    Bobagem.
    Se fosse convocado, Lula poderia exercer o direito de ficar calado, para não produzir provas contra ele mesmo.

    ResponderExcluir
  9. Como é que voces tem a coragem de reproduzir matéria publicada pela revista Veja; a mesma encontra-se sob investigação e júdice,envolvida com contraventor e bicheiro.Muitos dos grandes jornalista do país que sempre foram crítico da própria imprensa, e hoje encontram-se nos blogs, e continuam crítico do próprio modelo e de como se alicer-sa essa imprensa e seu modelo midiático; ficaram pasmo com as investigações da policia federal e a correlação: Veja, o bicheiro e Demostenes; é só ver blogs como: Escrevinhador e Luis nassif e outros mais.

    ResponderExcluir
  10. Do site Terra.com.br:


    Gilmar Mendes: Lula é a central de divulgação de boatos
    29 de maio de 2012 • 17h25


    Reduzir
    Normal
    Aumentar

    Imprimir



    Notícia









    --------------------------------------------------------------------------------

    Comentar 240
    Gustavo Gantois Direto de Brasília

    O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), voltou a se defender nesta terça-feira do que considera um ataque promovido por "bandidos e gângsters" que estariam tentando atrapalhar o julgamento do mensalão. Segundo Mendes, o ex-presidente Lula estaria servindo de "central de divulgação" de boatos contra ele.

    "Ele recebeu esse tipo de informação. Era gente que o subsidiou com esse tipo de informação e ele acreditou nela", afirmou o ministro.

    Questionado se Lula seria responsável por disseminar a história de que teria viajado a Berlim com o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) custeado pelo bicheiro Carlinhos Cachoeira, Mendes foi ainda mais enfático. "As notícias que me chegaram é que sim. Ele era a central de divulgação disso", acusou.

    O ministro entregou aos jornalistas uma pasta com documentos e extratos de cartão de crédito que acusam as despesas sobre a viagem à Granada, na Espanha, em abril do ano passado. Segundo Gilmar Mendes, ele foi dar uma palestra na universidade e aproveitou para encontrar Demóstenes em Berlim.
    (continua)

    ResponderExcluir
  11. - 1 -
    (Publicado no site: Terra.com.br)

    Gilmar Mendes: Lula é a central de divulgação de boatos

    O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), voltou a se defender nesta terça-feira do que considera um ataque promovido por "bandidos e gângsters" que estariam tentando atrapalhar o julgamento do mensalão. Segundo Mendes, o ex-presidente Lula estaria servindo de "central de divulgação" de boatos contra ele.

    "Ele recebeu esse tipo de informação. Era gente que o subsidiou com esse tipo de informação e ele acreditou nela", afirmou o ministro.

    Questionado se Lula seria responsável por disseminar a história de que teria viajado a Berlim com o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) custeado pelo bicheiro Carlinhos Cachoeira, Mendes foi ainda mais enfático. "As notícias que me chegaram é que sim. Ele era a central de divulgação disso", acusou.

    O ministro entregou aos jornalistas uma pasta com documentos e extratos de cartão de crédito que acusam as despesas sobre a viagem à Granada, na Espanha, em abril do ano passado. Segundo Gilmar Mendes, ele foi dar uma palestra na universidade e aproveitou para encontrar Demóstenes em Berlim.

    (continua)

    ResponderExcluir
  12. - 2 -
    (continuação)

    De acordo com os documentos, as passagens foram pagas pelo Supremo e custaram R$ 16.110,61. Ainda segundo os documentos, Mendes saiu de Brasília e foi à Granada com conexão em São Paulo e Madri. A volta de Berlim passou por Frankfurt e São Paulo antes de chegar a Brasília. Também foi concedida diária de US$ 2.425 para o pagamento de hotéis.

    "Vamos parar com fofoca? A gente está lidando com gângsters, com bandidos que ficam plantando essas informações. Desde 1979 eu viajo a Alemanha. Sempre vou. Eu tenho uma filha que mora lá, eu dou aula lá. Sou professor de Granada. A passagem é tirada pelo Supremo. Eu preciso de alguém pagando minha passagem, minha gente? Eu não preciso ficar me apropriando de dinheiro de fundo sindical nem de dinheiro de empresa", defendeu-se.

    Na avaliação do ministro do Supremo, a tentativa de desmoralizar sua relação com Demóstenes tinha como objetivo atrapalhar o julgamento do mensalão. "O objetivo era melar o julgamento, dizer que o Judiciário estava envolvido numa rede de corrupção. Tentaram fazer isso com o Gurgel e estão tentando fazer isso agora comigo", avaliou Mendes.

    ResponderExcluir
  13. - 3 -

    (continuação)

    Avião
    Ainda sobre os boatos de que Cachoeira teria custeado sua viagem, Gilmar Mendes advertiu que lembra de apenas duas ocasiões em que viajou em avião fretado ao convite do senador Demóstenes Torres. As duas foram para Goiânia.

    Na primeira, em 2010, foi para um jantar acompanhado do também ministro do STF Dias Toffoli e do ex-ministro Nelson Jobim. A segunda viagem, em 2011, foi para participar como paraninfo de uma formatura de bacharéis em Direito. Desta vez, estava acompanhado pela ministra Fátima Nancy, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e também por Toffoli.

    Segundo o ministro, as viagens foram feitas em aviões da empresa Voar, de táxi aéreo, e que teriam sido cedidos pelo senador. Mendes, no entanto, não soube dizer quem teria custeado o aluguel das aeronaves.

    "Se eu pegar uma carona com ele, caso ele tivesse um avião, teria algo de anormal? Eu fui duas vezes a Goiânia a convite dele. Tudo combinado, tudo divulgado. Tem lá anotado qual foi o avião, da empresa Voar. Isso é público, não estou escondendo nada. Vamos dizer que eu tivesse pego um avião que ele tivesse oferecido? Eu tinha algum envolvimento com eventual malfeito dele?", reagiu nervoso.

    ResponderExcluir