Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 9 de maio de 2012

A musica do Dia 013 - Por Antônio Morais


Até o final dos anos 60, pelos menos, havia verdadeiro vestibular para se ingressar no Ginásio. Era comum a criançada do quarto ano primário fazer uma espécie de cursinho visando preparar-se para o exame de "Admissão ao Ginario".

O meu livro era de pelo menos "oitava mão" ou seja já havia passado por oito antes de mim. Todas as fotos estavam riscadas, com bigodes, óculos, até chifres haviam. 

Minha inesquecível professora Iracy Bezerra de Morais preparava uma turma de 40 aluno para um exame de segunda época e preenchimento de cinco ou seis vagas restantes oferecida pelo Colégio. Fui aprovado e assim iniciei o antigo curso ginasial em 1965.

Nos intervalos das aulas ficávamos atrás da prefeitura onde "Os Improvisados", conjunto de Pedro Sousa  fazia os ensaios. 

Catedral - Roni Von - Era o que mais se tocava - A sugestão foi de Pedro Aírton.


3 comentários:

  1. "Não tive coragem, baixei meu olhar".

    Era assim mesmo. Olhar para uma menina, fosse filha de Pedrinho Bitu, André Menezes, Chico Francisco e outros mais, era mais fácil achar uma botija.

    ResponderExcluir
  2. Ohh meu Deus, que coisa boa ouvir essas musicas!

    ResponderExcluir
  3. Tempos que marcaram e eternizaram a geração que viveu a juventude nessa época. Além das músicas que lembro com saudade e que tenho hoje gravado em cd no formato mp3, costumo ouvi-las nos momentos de recordação. O que chamou minha atenção nessa matéria foi a capa do livro que tive o privilégio estudar e que marcou muito minha vida. Com o livro emprestado cursei a Admissão ao Ginásio no ano de 1971 no Grupo Escolar José Correia e fiz as provas de fim de ano no Centro Educacional São Raimundo Nonato. Fui aprovado e cursei da 5ª a 7ª série naquele conceituado estabelecimento de ensino. Em 1975 mudei a residência pra Fortaleza. Bons tempos.

    ResponderExcluir