Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 11 de maio de 2012

Nota de falecimento.

Comunicamos, com pesar o falecimento, hoje, dia 11 de maio de 2012, do poeta e crítico SINÉSIO CABRAL (Sinésio Lustosa Cabral Sobrinho), que nasceu a 22 de maio de 1915, em Várzea Alegre-CE. 

Filho de Genésio Lustosa Cabral (magistrado) e Líbia Lustosa Cabral (professora pública), ambos de imperecível memória. Ainda de tenra idade, foi residir, com os pais, na Paraíba. Fez os primeiros estudos em Taperoá, pátria de sua infância, sob a orientação materna. Transferindo-se, com os pais, para o Ceará, fez o Curso Fundamental, em Fortaleza, no Instituto São Luís; o Pré-Jurídico, no então Liceu do Ceará e o Curso Jurídico, na Faculdade de Direito do Ceará. Lecionou Português, ainda estudante, em alguns estabelecimentos de ensino e estagiou no Correio do Ceará e Unitário, para fazer jus ao comprovante de sócio efetivo da ACI pela empresa Diários Associados, matrícula nº 580. Exerceu os cargos de Juiz Preparador Eleitoral, de Promotor de Justiça, no interior e na capital, de Curador de Registros Públicos e de Procurador de Justiça em Fortaleza. Além de haver exercido o magistério em Itapipoca e Sobral, onde fora Promotor de Justiça, também exerceu o cargo de Professor de Português, por concurso, no Colégio Estadual Liceu do Ceará. Também foi Professor de Linguagem Forense, em Cursos de Preparação para Exame de Ordem, na OAB-CE, e no curso ministrado juntamente com o professor Myrson Lima, em Revisão Gramatical, na ESMEC, em junho de 1998. 

Pertencia às Academias Brasileira e Cearense da Língua Portuguesa, à Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro no Ceará, à Academia Petropolitana de Poesia Raul de Leoni, de Petrópolis-RJ, entre outras, à Associação Cearense do Ministério Público, da qual foi Presidente e editor do seu Boletim Informativo. Pertencia ainda ao Instituto Cultural do Vale Caririense do Juazeiro do Norte-CE. Era casado com D. Maria Diva Ximenes Cabral, cujos filhos, netos e bisnetos do casal promoveram, em 1997, a celebração das suas Bodas de Ouro. Sinésio era bastante atuante apesar da idade e mantinho o jornal “Mensageiro da Poesia”, onde ele era tudo. Perdemos assim a grande figura humana de Sinésio Cabral.

Valdimiro Vieira.

Um comentário:

  1. Grande perda para o Ceará e para as letras. Que Deus o guarde em bom lugar. Extendo os meus votos de pesar aos familiares.

    ResponderExcluir