Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 24 de julho de 2023

112 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.


Da direita para esquerda: Ex-Governador Adauto Bezerra, Zezinho Costa, Deputado Estadual Nilo Sérgio, Governador Virgílio Távora, Deputado Federal Ossian Araripe, Prefeito Pedro Sátiro,  empresário Joaquim Diniz.

Em 1986 o meu amigo Nilo Sérgio Viana Bezerra se elegeu  Deputado Estadual e, Otacílio Correia não conseguiu. Mesmo sem mandato Otacílio estava sempre presente no plenário da assembleia, brincava com um, com outro e era mais querido e respeitado do que muitos parlamentares. 

Nilo Sérgio era líder do PDS, fazia uma oposição severa ao então governador Tasso Jereissati que era amigo de Otacílio.

Um belo dia, o deputado Nilo Sérgio subiu a tribuna e começou um discurso acalorado. Dizia: Governo insensível, desumano, virou as costas para o sertão, o povo de minha terra está morrendo de sede e fome  e, ele  não tem nenhuma sensibilidade com o sofrimento.

Otacílio  sentado nas primeiras cadeiras prestava uma atenção danada no que o deputado Nilo falava. Um caboclo chegou com um copo d'água e colocou  do lado, Nilo Sérgio caiu na besteira de fazer uma pausa e beber uma golada d'água. Otacílio aproveitou o silêncio e gritou a todo pulmão: Isso é que é um deputado mentiroso, a maior safra de arroz da história de Várzea-Alegre foi a desse ano.

O plenário caiu na risada inclusive o Deputado Nilo Sérgio. Eles eram grandes amigos e, na ausência do Otacílio a amizade se transferiu para os filhos e netos.


3 comentários:

  1. Em dois tempos votei nos dois. Primeiro no Otacilio, depois no Nilo Sergio.

    Dois grandes representantes de minha terra.

    ResponderExcluir
  2. Política boa, se fazia assim. Não se enfalfinhando, por benesses próprias.

    ResponderExcluir
  3. Esses vão ficar pra sempre na memória do nosso de várzea Alegre

    ResponderExcluir