Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 16 de junho de 2012

Guie-se por motivos convincentes.


Não ajuda muito ser levado a se reinventar e a se aprimorar. Ser levado sugere uma compulsão nada saudável a fazermos as coisas porque devemos, e não porque queremos. Agir simplesmente por obrigação é uma ótima maneira de sabotar todo o esforço para se tornar um Fred. Na época em que Fred foi meu carteiro, vi que ele realizava um excelente trabalho porque gostava do que fazia. Como eu sei disso? pelo sorriso no seu rosto e pelo seu ar de satisfação. Ele agia simplesmente como alguem que é feliz. Estava se divertindo, não estava cumprindo uma obrigação.

Ter a meta de se tornar mais parecido com o Fred no seu trabalho não irá motivá-lo. Mas ter um motivo convincente para fazer isso - uma paixão ou um um proposito é o que irá realmente estimulá-lo. Exemplos de razões convincentes englobam desde o afeito positivo que isso exerce sobre as pessoas até a alegria proporcionada pelo fato de você estar assumindo o papel de um modelo adequado. Sejam quais forem os motivos ou o motivo que identificar, deixe que eles façam vir à tona o melhor de você. 

Um comentário: