Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 15 de junho de 2012

Historias do Sanharol - Por Antonio Morais


Essa o meu primo Mundim do Vale talvez não a conheça. De repente um zum zum zum se espalhou do Roçado de Dentro para o Sanharol. De boca em boca a historia se disseminou: Chagas de Antônio do Sapo estava de morada no cabaré. 

Não era possível, um bisneto de papai Raimundo na fusaca? Uma ofensa a tradição da família nascida nos mais puros e sublimes ensinamentos dos princípios cristãos.  Mas, quem teria coragem de contar para o pai dele. Ninguém se atrevia  dar a noticia cabeluda. Podia haver um piri paco, um mal súbito. 

Aquilo era uma coisa nunca vista, uma grande desonra para o lugar de muita fé e muitas beatas. Perdeu-se o controle da historia, chegou ao conhecimento de Frazo do Garrote e, o sigilo foi quebrado. 

Um dia, Antônio do Sapo seguia para a feira semanal e, quando passava pela casa da Formiga foi abordada por Laura: Antônio de tia Uninha, eu quero saber se você ainda não está sabendo que o Chagas está quase de morada no cabaré? Passa o dia todo jogando xibiu com as quengas. Não perde pra nenhuma delas, ganha de tudim. 

Antônio do Sapo retornou para casa e mandou chamar o Chagas para uma conversa seria, afinal de contas, cabaré e jogar xibiu não são coisas para homem, especialmente do Roçado de Dentro ou do Sanharol.




Um comentário:

  1. O que me chamou atenção nessa historio foi à conservação do sigilo por Frazo do Garrote, pois da Várzea-Alegre, Sanharol, Inharé, Gibão, Serrote, Canto e Boa Vista, Frazo era considerado o reporte das más e boas notícias. Tinha também em nossa comunidade o Cidadão Zé de Ana que gostava de tecer alguns fuxicos, mas com menos intensidade. Morais, esse fato de ser viciado em cabaré é melhor permanecer no sigilo, pois em nossa comunidade existiam muitos que freqüentavam por detrás dos panos, dando uma de santinho, mas não livrava dos comentários oriundos de Frazo do Garrote.

    ResponderExcluir