Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 3 de dezembro de 2022

NOS TEMPOS DE ESCOLA - POR ANTONIO MORAIS


Nos próximos dias, farei uma coletânea de proezas dos tempos de escola, de meus tempos de estudante. Delas engraçadas ou cômicas, outras exemplos a ser refletidos ou até seguidos e, por fim historias  de ex-colegas de classe, professores de uma época  comprometida com a formação de personalidades com princípios morais e éticos.

Nesta época não existia Conselho Tutelar, a volta era  crua. O tempo era preenchido com trabalho e estudo. Os mestres  eram disciplinadores por que  os pais também os eram. Menino com quere-quequé, com munganga nem pensar. Um turno era na escola, o outro com uma enxadinha de duas libras limpando arroz nos baixios do Machado. Mas, os causos e proezas coletadas são verdadeiras obras de arte humorística daquelas que provam que em tudo há tempo debaixo dos céus: tempo de  nascer, crescer, estudar e, por fim viver e ser muito feliz.

O certo é que, em todos os tempos, numa turma de 30 alunos tinha os estudiosos, os inteligentes, os folgados e aqueles que nada queriam.  

5 comentários:

  1. Minha homenagem a todos os meus ex-colegas de escola, especialmente ao saudoso Chico Piau talvez de todos, o mais levado, o menos comprometido e, com certeza, o que foi mais feliz de todos.

    Minha irmã Mundinha vai se danar comigo com a historia do "Não foi proooomovida".

    Um grande abraço a todos.

    ResponderExcluir
  2. Morais: o Anacleto respondendo a pergunta de um prova.
    Pergunta: quem foram os heróis da independência?Ele escreveu vários nomes do povo de Varzea alegre,só que um deles era marido da professora.

    ResponderExcluir
  3. Luiz Lisboa.

    Nessa prova ele deve ter tirado um DEZ. Colocar o marido na relação dos herois do Brasil nada mais justo do que uma boa nota da professora.

    Acompanhe que vem muito coisa boa por aí.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Antonio: o tema é maravilhoso; vou ficar em alerta. Abraço fraterno. Fatima Bezerra.

    ResponderExcluir
  5. Tema bom em que nós somos personagens.

    ResponderExcluir