Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 18 de dezembro de 2012

PALAVRAS, PALAVRAS, PALAVRAS - Por Vicente Almeida

Palavras más agridem mais do que podemos imaginar, por que são intencionalmente pronunciadas ou escritas. 

Não é possível nos enganar, é possível enganar os outros, nunca a nós mesmos. Por isto é muito difícil ao agredido, não planejar secretamente um revide, no próximo encontro ou na primeira oportunidade, quando não consegue reagir imediatamente. Isto acontece por que nosso egoísmo só nos prepara para receber elogios, mesmo que imerecidos.

Assim a pessoa atingida vai rebuscando e coordenando em seu íntimo, tenebrosas e negativas atitudes contra seu desafeto, e passa a viver em função de uma vingança.

De posturas assim, com o passar do tempo, caso o indivíduo não tenha possibilidades de consumar seus planos vingativos, passa a receber a sobrecarga de suas próprias maquinações resultando daí inúmeras doenças de origem nervosa, tais como: Ansiedade, disfunções gastrointestinais, insônia, infindáveis dores de cabeça,  dermatoses, além de tantas outras que acentuam mais ainda suas enfermidades psíquicas.

Assim, ao reter uma ofensa, o pretenso ofendido estará aceitando um desafio e enchendo sua mente de pensamentos sórdidos, que irão crescendo cada vez mais, e poderão conduzi-lo por amargos e penosos caminhos durante muito tempo, ou por toda a vida.

A sabedoria consiste em não dar atenção a palavras ofensivas e desagregadoras do bem estar.

Esta atitude eliminará o mal em seu nascedouro, pois, como um bumerangue, se não atingir o alvo proposto, inexoravelmente retornará ao lançador, e em se tratando do mal, a potência negativa será mais destrutiva do que quando foi emitido. É também semelhante a uma carta posta no correio que, não encontrando o destinatário será devolvida ao remetente. Então não aceite ofensas, silencie e elas serão devolvidas à fonte. Procure triunfar! Vença esta barreira! Experimente! Persista!

Se não formos cautelosos e atentos, nos tornaremos vítimas de nossa própria invigilância.

Certa vez sentenciou um sábio chefe indígena iroquês: "Não basta falar sobre a paz, é preciso pensar, sentir, agir e viver em paz". Mas acrescento que para ter paz é mister renunciar a confrontos, evitando machucar corações, por que o veneno da dor causada a outros, sempre retornará a fonte. É o mesmo que dizer: "A cada um será dado segundo suas obras". Jesus aqui ratificou o que Deus, o Pai, já havia estabelecido desde o princípio dos tempos. Como seu enviado, Ele tornou cristalina a sua vontade para que todos entendessem o sentido da vida.
 

Não vá o leitor imaginar que quando alguém apresentar os sintomas enfermiços aqui mencionados seja em função de agressões sofridas e armazenadas em seu íntimo. Vale lembrar que para os mesmos sintomas, várias poderão ser as causas, e somente serão conclusivas após diagnósticos de médicos, analistas e outros profissionais da área, e cada caso é um caso.

Também não é regra geral, que todas as pessoas agredidas recebam as ofensas e sofram com elas. Grande é o percentual daqueles que garbosamente passam ao largo, perdoando-as incontinente.

Escrito por Vicente Almeida
10/06/2012

5 comentários:

  1. Prezado Vicente.

    O seu texto está perfeito. Sem igual com relação ao tema. È mesmo assim.

    Parabens.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. ... Aí eu disse:

    Isto é o que a vida já me ensinou

    ResponderExcluir
  3. Meu amigo Vicente Almeida, quanta saudade. O seu texto é de uma veracidade nata. Sabemos que toda frustração leva a uma agressão. Diante do exposto, é melhor deixarmos que os outros falem...

    Já dizia o grande filósofo varzealegrense Leó Cassundé: Quem sabe da minha é o povo!

    ResponderExcluir
  4. saudades do casal vicente e valdênia, parabéns pelo texto maravilhoso; como sempre. Abraço. Fatima.

    ResponderExcluir
  5. Eh...

    Morais:

    É sempre bom e agradável ver meus textos publicados em outras mídias. Fique sempre à vontade para duplicar qualquer deles aqui no Blog do Sanharol.

    Não deixe de visitar o Laboratório Sideral: laboratoriosideral.blogspot.com

    Abraços do

    Vicente almeida

    ResponderExcluir