Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 9 de junho de 2012

Varzea-Alegre, ranço e hereditariedade - Por Antonio Morais


Procuro entender e não compreendo porque um tema tão vital, tão determinante para todos os segmentos de uma sociedade como politica causa tamanha polemica e aborrecimento a tantos varzealegrenses. Deve ser por conta do ranço hereditário adquirido com a historia do município desde sua formação até os dias atuais. Não é preciso ser um estudioso, basta observar a historia e veremos que foram sempre duas frentes, dois lados. Um a favor e outro contra. 

Até a década de 50 do seculo passado os Correias e os primos e Costa mediam forças. De 1960 em diante os Correias e os Diniz. De 1970 pra frente Dr. Pedro Sátiro e Dr. Iran Costa e, por ultimo João Eufrásio e José Helder. 

Quando aparece alguem disposto a participar democraticamente do processo, com uma terceira via, é sabotado pelas duas partes. Todos os lideres, sem excessão, já passaram por todos os partidos,  desde a UDN ao famigerado PT.  Roça boa é o Governo. É mais ou menos assim: O eleitor é o boi, o líder é a vaca e, pra onde a vaca vai o boi vai atrás. 

E assim, quando se fala ou escreve algo que não agrada a um dos currais a boiada estoura, reage, mas não se afregelem, Várzea-Alegre está se libertando dessa situação. No mais tardar, os não descendentes de Papai Raimundo que proliferam o Riachinho, Varjota, Grossos e as favelas do Sanharol passarão a fazer a diferença. Vai acabar essa historia de: Eu queria votar em beltrano, mas fulano vota, eu não voto.

6 comentários:

  1. Um texto realista. Escrito por quem não tem filiação partidária, não tem interesse por candidatura e não vai pedir votos para ninguém. Um independente que ver o município acima de tudo.

    Tenta mostrar apenas que os que defendem hoje, questionavam ontem os mesmos fatos.

    Princípios e estatutos partidários zero.

    Um grande abraço a todos e a todas.

    ResponderExcluir
  2. VOCE TEM RAZÃO ANTÔNIO, HÁ MUITO TEMPO A VIDA SÓCIO-POLÍTICA DE VÁRZEALEGRE, VIROU UMA ESPÉCIE DE CAPRICHOSO E GARANTIDO."E O MAIS PIÓ É QUE A SOCIEDADE EMBARCA NA OINDA"...EU SEMPRE DIGO ASSIM:.... A SOCIEDADE É UM ENFERMO QUE PADECE DE INFECÇÃO GENERALIZADA. A CONSCIÊNCIA POLÍTICA SÃO OS ANTICORPOS, O VOTO O ANTIBIÓTICO, MAS OS POLÍTICOS SÃO AS BACTÉRIAS RESISTENTES A "SUFRAGILINA".

    ResponderExcluir
  3. Concordo amigo Antonio. Você foi muito feliz nesse comentário. Em poucas palavras você descreveu uma sociedade viciada às intempéries da política. Isso que acontece, comentado por você, é o sonho dos políticos. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Política, ligarquia e poder
    Parabéns Morais, pelo assunto que você aborda, deveria ter aprofundado mais. Política oligarquia e poder, essa é a definição para o fenômeno político varzealegrense. Os setores oligárquico, não têm responsabilidade política ou ideológica; há não ser com o pragmatismo, que lhes sustenta anos afio e consigo próprio e os seus negócios, pois o poder político,dá à essa gente, não apenas status, mais oportunidade de acesso a empréstimos volumosos, além de permitir que carreem dinheiro por baixo dos panos, também, para seus negócios, e ainda sobrem para fazerem proselitismo político as escondidas nas salas de escritórios ou consultório médico.E, aí sobra para o povo, ou seja, uma discussão atávica deque fulano é mais honesto que beltrano, apenas isso. O fato é que essa situação chegou ao ponto, dessa gente fagocitar, até o PT, primeiramente, porque os dirigentes desse partido, pelo comportamento que tem tido durante esses anos, não parecem que são petistas, comprometidos com a causa do trabalhador, e sim, oligárquicas mesmos, responsáveis pela manutenção do poder local, e só isso. Há poucos dias atrás, no face book, na comunidade, Varzea Alegre - Eleições 2012, deparei-me, com dois jovens, se perguntando, o porque de terem se filiado no PT, pois nada esse partido apresenta ou propõem, nem mesmo reunião; esqueceram os jovens, da festa de filiação do senhor Kleber, que foi um grande evento, com 400 pessoas convidada e filiada. Toda vez que vejo aquela postagem, me vem à mente um grande ritual antropológico, ou seja, antropofágico, onde os setores da oligarquia local, devoram, em um banquete, na própria casa do trabalhador, que é o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, o partido criado pelo próprio trabalhador, e esse povo assistiu passivo, até mesmo alguns poucos que reconhecem que há uma manipulação, e comenta com agente, em Varzea Alegre ou em São Bernardo, mas não demonstram independência política. E aí daquele, que tenha um pensamento político de independência, que destoe dessa gente, mesmo sendo petista, pois eles derrotam, foi o que aconteceu com meu amigo Otoniel Fiuza.Esse povo não tem escrúpulo, e dessa forma vão se fossilizando no poder, pensar diferente, discutir política com outras categorias sociológica, é feio e pecado.
    wlsousa@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Washington.

      Peço permissão para assinar em baixo, pois concordo com o que você escreveu. O seu chará, varzeaalegrense, hoje vice governador do Maranhão, cagava goma e contava vantagem por ter sido perseguido pela Ditadura Militar. Ditadura cuja partido de apoio era presidido por Sarney. Hoje o homem foi se agasalhar como vice da filha de Sarney. Não vejo nenhum merito nisso, só oportunismo.

      Excluir
    2. Morasi, eu e o Bezerra sempre comentamos que se esses homens de Várzaea Alegre fossem mais inteligentes ao invés de serem "inimigos políticos" se juntariamm e a cada pleito um se candidataria. Levariam anos se revezando no poder e construindo o bem estar da população. Sem guerra ou confusão, não seria bem melhor?
      Um abraço bem politizado!

      Excluir