Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 9 de julho de 2012

MEUS ANCESTRAIS - POR LUIZ LISBOA

MEUS ANCESTRAIS.

Agora vou mostrar quem sou
Há muitos anos atrás
Numa luta pela paz
Lutei na confederação do Equador
Liderei o movimento no Nordeste
De  Norte a Sul de Leste a Oeste
Fui um bom cabra da peste
Não reneguei meu valor

No meio da confusão
Com uma peixeira na mão
Fui um bom cirurgião
Arranquei bala fui doutor
Tocava minha rabeca
Jogava minha peteca
Não fuzilei Frei Caneca
Pois sabia seu valor

Gostava de tudo ruim ou bom
Dançava em qualquer tom
Sabia fazer meu som
E nem pedia favor
Com uma faca na mão
Junto aos cabras de Lampião
Aprontei dancei baião
Pois ele mesmo tocou

A companhei o tempo inteiro
Na sombra de um cajueiro
Vi Antônio Conselheiro
Ele mesmo me falou
Meu filho não faça isso
Não seja mais submisso
Vá consultar o Padre Ciço
Baixou a cabeça e rezou

Fez la sua oração
Apertou a minha mão
Ouviu o meu coração
Pediu abra caminho Senhor
Sai por dentro do mato
O corpo cheio de carrapato
Da serra avistei o Crato
Perto da Terra do orador

O Padre com a mão na minha cabeça
Disse: filho  embora tu não mereça
Mas antes que chegue a sexta
Tu vais pagar pelo peixe que não pescou
Deu-me na guela um intalo
E aproveitando o embalo
Fui pra serra dos cavalos
O Padre me  apavorou

Na serra eu fiquei só
Resolvi ir pro Sanharol
Lá eu ganhei uma vó
Meu pai com a alcunha de pitó
Mas minha mãe não gostou
Apelido mais ingrato
Preferiu morar no Crato
Num sítio chamado Patos
Na Malhada do doutor

Entendeu que era bobagem
Resolveu fazer viagem
Voltando a morar na margem
Do Machado sim Senhor
Mulher do sítio Amaro
Tinha dela o amparo
Também adorava um rosário
Família de orador

Ali eu criei raiz
Comecei a ser feliz
Fazer tudo como quiz
Minha história não parou
Me arrumaram confusão
E eu com toda razão
Disse já andei com Lampião
Mas ninguém acreditou

E com as mãos cheias de calos
Vim embora pra São Paulo
Só uma coisa hoje falo
O Mundo é bom professor.

2 comentários:

  1. Luiz foi mesmo assim
    Reparei de todo lado,
    Não sobrou nada pra mim
    Não posso fazer reparo.

    Bem que voce afirmou
    Para quem quiser saber
    O mundo é um professor
    Para quem quer aprender.

    ResponderExcluir
  2. Meu caro primo Luís. o mundo é mesmo um professor, no seu verso eu aprendi história e rima.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir