Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 8 de julho de 2012

POETAS NORDESTINOS 001 - POR HELENO SILVA.



FRANCISCO NUNES DE OLIVEIRA, CHICO NUNES.

Nasceu em Palmeira dos Índios  Alagoas, no dia 04 de maio de 1904, na Rua Costa Rego, filho de José Nunes da Costa e Francisca Nunes de Oliveira.

Tido como o maior repentista em todos os tempos do nordeste brasileiro na opinião de Câmara Cascudo, que o considerou como o “Bocage do repente nordestino” e Mário Lago.

Conta-se Chico Nunes, numa cantoria, mostrou os requisitos de genialidade de sua inteligência. A cantoria era com Pedro Basilio, um poeta metido a importante. A madrugada já ia alta e os dois se dicladiavam respeitando-se mutuamente.

Alegando que tinha compromisso para amanhã do dia seguinte, Pedro fez uma proposta: Chico, vou dá um mote para agente encerrar a cantoria com chave- de- ouro. Eu sou melhor do que tu.

Você que deu o mote, começa e Pedro soltou o verbo:

Sou rico, sou potentado,
Sou um poeta do direito
Sou um homem de respeito,
Sempre fui considerado
Como um cantador honrado
Desde o norte até o sul,
Até o barão de traipu
Me daria confiança,
Vivo cheio de esperança
Eu sou melhor do que tu.

Chico Nunes, respondeu na bucha humildemente:

 “Sô ladrão de mandioca
Só a lama de um barreiro
Sô do tipo cachaceiro
Sô imbuiá, Sô minhoca
Sô como sapo na toca
Sô baba de cururu
Sô puleiro de urubu
Sô chocalho sem badalo
Sô um ladrão de cavalo
 Eu sô mio do que tu”

Ainda nessa mesma disputa, versejou:

 “Sô um tipo sem futuro
Desses que não vale nada
Sô igual a uma levada
Como bagaço de munturo
Sô um recanto de muro
Onde só tem cururu
Só igual a um tatu
Dentro do buraco fundo
Sô a desgraça do mundo
Eu sô mio do que tu”.

Chico Nunes finalizou:

 “Já perdi a cirimônia
Eu ando cambaliando
Andam até me chamando
De fumador de maconha
Ajuntei-me com uma sem vergonha
Levei ponta pra chuchu
Fui corno em Caruaru
Viado no Maribondo
Mas mesmo dando o redondo
Eu sô mió do que tu ...”

A platéia foi ao delírio!

4 comentários:

  1. Agradecemos ao colaborador Heleno Silva pela excelente postagem.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. ADORO VIOLEIRO,CANTORIA,E TUDO QUE SE RELACIONE COM O NOSSO POVO SOFREDOR MAIS FELIZ DO NORDESTE.

    ResponderExcluir
  3. EU PRETENDO POSTAR UMA SÉRIE DESSES GRANDES TALENTOS NORDESTINOS QUE DEDICARAM A VIDA INTEIRA AO REPENTE E A CULTURA POPULAR.

    ResponderExcluir
  4. chico nunes é uma lenda nordestina

    ResponderExcluir