Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 24 de julho de 2021

JOAQUIM VIEIRA DE OLIVEIRA - QUINCO HONORIO.



Joaquim Vieira de Oliveira

Joaquim Vieira de Oliveira, nosso estimado Quinco Honorio. Alto, magro, era exponensial em tudo. Trabalhador e profundamente correto em seus negocios. Não lhe turbava a decencia de procedimento o espirito jovial e brincalhão de que era servido, virtude que transmitiu aos filhos, especialmente ao Otacilio.

Comerciante de alto nivel, negociou, por muitos anos, com algodão, peles e cereais, não esquecidas as naturais atividades de agricultura e pecuaria.

Seu Quinco tinha constancia, pois era casado com Dona Constancia Correia, Nanan - uma das mais santas e caridosas senhoras de nossa terra.

Andava sempre muito elegante, gravata e pano passado, usava bons perfumes, as jovens moças andavam leguas para cumprimenta-lo pois pegando em sua mão ficava com a mão perfumada pru resto do dia.

Dizia seu Quinco que homem pobre não era aquele que não possuia bem algum. Homem pobre era aquele casado com uma mulher feia.

Um comentário:

  1. Homem de bem na expressão da palavra. Faltam adjetivos para qualificá-lo a altura do seu merecimento.

    ResponderExcluir