Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 8 de outubro de 2014

MIOLO DE AROEIRA - POR ANTONIO MORAIS


Difícil ver algum varzealegrense que não tenha conhecido ou que não conheça a historia de Ladislau Camilo. Homem honesto, trabalhador e acima de tudo bem humorado e alegre. Quando estava numa roda de amigos era riso só, especialmente tendo tomado  umas e outras. 

Ladislau gostava de responder as advertências com outra pergunta. Exemplos: Ladislau, cuidado com  a chuva! E o que é chuva? Ladislau cachaça mata! E o que é cachaça? Assim é que, um dia, Ladislau estava em Crato, num cabaré e, aprontou umas boas, a proprietária advertiu: Eu vou chamar a policia. E o que é policia? Exclamou Ladislau. Neste dia Ladislau ficou sabendo o que era policia, foi parar no chilindró até quando me localizaram e fui socorrer ao amigo graças a amizade que tinha com o delegado. Mas eu quero me referi a uma historinha engraçada do Ladislau ocorrida pras bandas do Sitio Monte Alegre, em Várzea-Alegre, onde morava. 

Ei-la:

O Ladislau Camilo estava acompanhando a retirada de umas madeiras de uma casa velha de taipa da família construída por seus bisavós há um seculo e meio e, ficou admirado ao perceber que a parte que estava enterrado há todo esse tempo encontrava-se em perfeitas condições. Até as marcas do machado que beneficiara aquela madeira estavam intactas. Diante da sua admiração, um tio explicou: Ah, Ladislau! Isto aqui é aroeira. É o miolo da aroeira. Não acaba nunca. É mesmo que ferro!
Ah, com os diabos! Agora eu descobri uma coisa! Respondeu Ladislau.
A mulher lá em casa é feita de miolo de aroeira...

5 comentários:

  1. Ladislau Camilo tinha uma ligação muito grande com o Sanharol. Era irmão de Candida a primeira esposa do Jose de Ana do Sanharol. O Encontrei muito em Crato nos dias de feira. estava sempre rindo. Um boa vida.

    ResponderExcluir
  2. Morais, como voce sabe, Monte Alegre foi fundado em contra partida a Várzea Alegre por meus antepassados. Possivelmente, o Lausdilau seja meu parente, feliz de quem não sabe. Ele vai perguntar quem é esse ai? Gostei da história e ri. Agora posso perguntar também: O que significa Sanharol?

    ResponderExcluir
  3. Prezado Professor Antonio Dantas.

    Sanharol é uma abelha pequena do porte da Jandaira, sem ferrão que não produz mel. É muito enfezada, ataca as pessoas se apegando nos cabelos e penetrando nos buracos dos ouvidos e nariz.

    Próximo a casa do Sanharol, existia num buraco de um frondoso pé de Barauna um exame de abelhas do tipo importunando quem por ali passava. O sitio foi batizado por Sanharol e hoje é um bairro da cidade e conserva o mesmo nome dois seculos depois.

    ResponderExcluir
  4. É, Morais são tantas as mulheres que, se não são feitas de aroeira mas tém miolo de aroeira,digo são fortes,valentes,poderosas...

    ResponderExcluir
  5. Várzea-Alegre terra de pessoas inteligentes e de formadores de opiniões, que marcaram e contribuíram para formação de sua história. Ladislau nunca perdeu uma festa de São Raimundo Nonato tomando suas cachaças, repetindo os seus ditos, mas sempre respeitando o povo. Gostava muito do bar de André, onde ficava observando o povão passando para assistir as novenas do nosso padroeira. Na passagem alguém perguntava: observando o povo Ladislau????, Ele repetia, o que povo?? Saudades dos velhos tempos que não voltam mais.

    ResponderExcluir