Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 8 de outubro de 2023

219 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais

Dos três filhos homens de Papai Raimundo apenas José Raimundo do Sanharol não tinha patente. Joaquim Alves Bezerra  e Ildefonso Correia Lima  eram  "Major da Guarda Nacional'.

Joaquim Alves com atuação em Várzea-Alegre e Ildefonso nas terras de Lavras da Mangabeira casado que era com Fideralina Augusto Lima. Temos noticias que os dois  se pelavam de medo  de José Raimundo. A historia que se segue testemunha  a versão que apresentamos.


Benedito, um moço vindo dos lados de Lavras de Mangabeira, fugindo por conta de mal feitos chega a casa de José Raimundo do Sanharol sem saber que ele era irmão do Joaquim Alves e do Ildefonso. Cansado da viagem, abatido com o drama que vivia contou toda sua historia para José Raimundo detalhando os mal feitos e pediu abrigo. Concedida a sua permanência no Sanharol Benedito passou a fazer parte da turma de trabalhadores do sitio.

Um dia estavam  trabalhando no local denominado "Serra do Graviel" quando o encarregado dos serviços  observou um olheiro por trás de um moita de mufumbo. O Encarregado conheceu o olheiro, era gente do Major Joaquim Alves que estava olhando a mando do Major Ildefonso se o Benedito estava  na casa de José Raimundo.

Perguntado o que fazia o olheiro respondeu que  estava procurando um boi do Major Joaquim Alves. Se despediu a foi embora. O chefe dos serviços avisou ao Benedito: o boi que ele procura é você. Bateu uma  imensa tristeza em Benedito, tamanha que não quis almoçar junto com os  trabalhadores na casa do José Raimundo.

Vendo o desanimo de Benedito,  José Raimundo perguntou: O que houve com Benedito que está tão triste e nem almoçar quis?

O encarregado dos serviços contou a historia do olheiro. José Raimundo mandou  pegar o cavalo e foi a casa do Major Joaquim Alves na Praça dos Correia.

Chegando lá, riscou o cavalo próximo da calçada que jogou pedras na porta: Quando o Major Joaquim Alves perguntou: O que é isto José? A resposta veio no ato: Eu vi lhe dizer que o Benedito está lá em casa, sob minha guarda.

Até hoje  dormiu no armazém, mas de hoje em diante vai dormir no alpendre e se a noite minhas ovelhas se espantarem quem vai pagar é você e Ildefonso.

Deu meia volta para o Sanharol, ninguém mais  importunou Benedito.


2 comentários:

  1. Conforme contavam os de sua época, ninguém, absolutamente ninguém, tomava decisão alguma sem o consultar José Raimundo do Sanharol. Era um conselheiro. Os irmãos Major Joaquim Alves e Major Ildefonso o temiam e não o desafiavam.

    ResponderExcluir
  2. O Major Ildefonso Correia Lima, filho de Papai Raimundo e marido de Dona Fideralina de Lavras. O puder econômico e politico de dona Fideralina era incontestável. Sua família foi muito influente nas decisões de estado.

    ResponderExcluir