Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 10 de fevereiro de 2024

CLARA ALVES BEZERRA, MÃE BOA - POR ANTONIO MORAIS


Clara Alves Bezerra, filha do Major Joaquim Alves e Antônia Correia Lima. Considerada uma das senhoras mais populares de Várzea-Alegre. Era querida de todos pela humildade e simpatia pois abraçava igualmente ricos e pobres, pretos e brancos, parentes ou não. Após o casamento  com o Joaquim Correia Lima  passou a adotar o nome Clara Bezerra Correia Lima, sendo tratada por todos os seus descendentes, a partir dos netos, pelo nome de Mãe Boa. 

Relacionamos abaixo os seus filhos:

01 - Raimunda Correia Lima
02 - Coronel Antônio Correia Lima
03 - Coronel Joaquim Correia Lima
04 - Coronel José Correia Lima
05 - Pedro Correia Lima
06 - Gervásio correia Lima
07 - Dr. Leandro Correia Lima
08 - Coronel Gustavo Correia Lima
09 - Coronel Virgílio Correia Lima
10 - Petrolina Correia Lima
11 - Emília Correia Lima
12 - Maria Correia Lima.

De Clara Alves Bezerra descende uma das mais importantes e tradicionais família de Várzea-Alegre e do Ceará nos segmentos sociais, econômico e politico.

6 comentários:

  1. Nos próximos dias estarei postando alguns registros dos descendentes de Clara Alves Bezerra. Seguindo a ordem dos filhos na demonstração desta postagem. Visto que temos muitos causos sobre o Coronel Antonio Correia Lima e muito pouco sobre os demais filhos.

    Até breve.

    Antonio Morais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antonio Morais , Boa noite . Eu sou bisneta do coronel gustavo correia lima , sou neta do Onildo correia Lima.

      Excluir
  2. Esse é um dos maiores legados que este site vem deixando para os varzealegrense, principalmente os mais jovens, para que saibam mais sobre as origens das famílias tradicionais, resgantando dessa forma as raízes do processo de desenvolvimento político, cultural e social de nossa cidade. Parabéns pela iniciativa. Entender como a nossa cidade se desenvolveu e evoluiu é essencial para compreendermos onde poderemos chegar em termos de evolução de importância dentro do estado do Ceará. Um grande abraço a Antonio Morais pela nobre iniciativa.

    ResponderExcluir
  3. Prezado Tenente Horizonte.

    O segundo filho de Clara Alves Bezerra, Coronel Antonio Correia Lima, nasceu no dia 17 de Julho de 1864 no sitio Varzinha - Várzea-Alegre. No caso ela é de bem antes. Veja onde buscamos o tempo. A foto e a historia são de grande valor. Vou descrever alguns resgates dos filhos por todos esses dias.

    Tenente Horizonte.

    Menezes Filho esteve em Crato este final de semana e falou que viu sua mensagem. Agradeceu e lhe manda um grande abraço. Não o fez direto no Blog porque a senha dele foi inutilizada e não consegue postar.

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber sobre Gervásio correia lima

    ResponderExcluir