Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 19 de outubro de 2023

226 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.



Foto - Luiz Otacílio Correia, bisneto, Jáder de Figueiredo Correia e Joaquim de Figueiredo Correia netos de Clara Alves Bezerra. Solenidade politica em Várzea-Alegre com o prefeito Pedro Sátiro, o vereador José Carlos de Alencar e o comerciante Natércio Andrade..

Coronel José Correia Lima, terceiro filho de Clara Alves Bezerra. Em sua época era considerado por todos como o mais rico de Várzea-Alegre. proprietário, exportador e pecuarista, foi um dos que muito contribuíram para o desenvolvimento de Várzea-Alegre. Um autentico líder politico, trabalhou durante toda sua vida, defendendo a causa dos seus parentes e correligionários, tendo sido, inclusive, o primeiro prefeito eleito de Várzea-Alegre.

Casou duas vezes. Do seu segundo casamento com Dona Maria de Figueiredo Correia, de famílias do Crato, nasceram cinco filhos:

01 - Maria Hilmar Figueiredo Montenegro.

02 - Joaquim de Figueiredo Correia, autentico líder politico, representante de nossa terra no parlamento nacional. Deputado Estadual, deputado federal e Vice-governador do Ceará de 1963 a 1967, secretario de educação e muitos outros cargos públicos. Casado com Maria Yvonete Vieira de Figueiredo Correia.

03 - José de Figueiredo Correia. Engenheiro civil. Na politica foi  deputado estadual e secretario de educação  do Ceara. Foi casado com Maria Madalena Garcez de Figueiredo Correia.

04 - Jader de Figueiredo Correia. Formado em ciências jurídicas, Secretario de Educação do Ceará, Procurador geral do DNOCS, foi casado com Maria Zélia Delgado Perdigão de Figueiredo Correia.

05 - Jocildo de Figueiredo Correia - Politico em Várzea-Alegre, sendo por varias vezes vereador pelo antigo PSD - Partido Social Democrático.


4 comentários:

  1. Alem dos netos de Clara Alves Bezerra vemos na foto Dr. Pedro Satiro, Natercio Andrade e, Jose Carlos de Alencar, politico e amigo fiel em todas as horas.

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo!
    Preciso muito de sua ajuda.
    Se possivel entre em contato comigo.
    (85) 999026134 - Aloisio Bezerra.

    ResponderExcluir
  3. O coronel José Correia Lima casou a primeira vez com Sinhá Teixeira de Famílias do Iguatu e Icó. Nasceu apenas um filho. Viúvo se casou com Maria de Figueiredo de famílias do Crato. Do casal nasceram 5 filhos mencionados no texto principal. Família de políticos ilustres.

    ResponderExcluir
  4. Terra rica de homens de todas as tribos

    ResponderExcluir