Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 6 de novembro de 2012

MAIS QUE BODAS DE DIAMANTE - Antonio Gonçalo de Sousa.

No dia 27 de outubro passado, meu pais, Raimundo Gonçalo (mais conhecido por Mundinho)  e minha mãe Rita Maria tiveram o prazer de comemorar  86 anos de vida dele e 62 anos de matrimônio do casal. O evento simples, mas irremediavelmente simbólico, acontece anualmente na  residência dos mesmos, localizada no sítio Sanharol – Várzea Alegre – Ceará.


Apesar de sempre terem cultivado boas  amizades na comunidade e da boa relação de convivência com os nove filhos, 16 netos e 03 bisneta, é possível imaginar o que casal passou nesses longos anos, como é natural em uma vida conjugal. Mas sabe-se que também tiveram a sorte de  alcançar muitas vitórias, mantiveram a fé e ainda continuam perseverantes e com bastante esperança.


Extremamente compromissados com os atos religiosos, o que é uma marca constante dos nossos familiares, há exatos 62 anos nesta mesma data o casal comemora também a festividade religiosa de “Renovação do Sagrado Coração de Jesus”. 


A data, além de servir para um momento de oração, é aproveitada ainda para receber parentes e amigos, jogar conversa fora,  saborear uma boa comida e muitas outras coisas boas. Hora de reviver velhos e interessantes momentos e de fazer planos para o futuro.



Ultimamente, vez por outra, nota-se a ausência de alguns amigos ou parentes. O fato é compreensível, tendo em vista  os afazeres domésticos e sociais da vida moderna. Mas o doloroso mesmo é não contar com a presença de alguns que já se foram.... 
A Renovação do Coração de Jesus, associada a duas outras dadas tão importantes,  têm um sentido intrínseco e muito interessante, principalmente para nós que somos filhos, pois é o momento de nos reunirmos e de agradecermos a Deus por tudo que os nossos pais fizeram e continuam fazendo por nós. 
É possível notar que os mesmos  andam  enfrentando alguns problemas de saúde e já não têm mais a jovialidade de outrora, o que é natural para as suas idades. Contudo, graças a Deus, permanecem altivos, interessados pela vida e, inclusive,  com planos para o futuro. Um casal verdadeiramente abençoado por Deus. Aproveitamos a oportunidade para agradecemos a todos que comparecem anualmente ao evento.

7 comentários:

  1. Parabéns ao distinto casal e familiares pelo legado de belos exemplos. Que Deus proteja e abençoe a todos são os mais sinceros votos da família de José de Pedro André.

    Antonio Morais

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ao casal pois não é todo dia que comemora se 62 anos de união matrimonial,tudo de bom e muita saúde ao casal.

    ResponderExcluir
  3. Parabenizo o casal pelo exemplo, principalmente pelo exemplo. É raridade nos dias de hoje encontrarmos um casal com tantos anos de união. É exemplo sim para os novos casais que formam a cada dia em um mundo tão tumultuado e confuso em seus valores. Parabéns ao casal.

    ResponderExcluir
  4. Grazielly da Costa Souza5 de novembro de 2012 às 20:56

    Meus mais sinceros parabéns aos meus amados avós! 62 anos é mais que uma vida...são muitas vidas advindas desse amor. Que a graça do amor, saúde e felicidade esteja sempre convosco, e se posteriorize aos seus. Um cheiro bem grande!

    ResponderExcluir
  5. Quero de público parabenizar o casal inédito Mudinho e Dona Rita por essa data tão significante para todos os Familiares. Tive o prazer de conviver momentos nas atividades agrícolas juntamente com membros da família, no serviço braçal e desumano da agricultura na busca do alimento precioso do nosso dia-a-dia.
    Falar da família Gonçalo é algo muito prazeroso. Exemplo de pessoas humanas, honestos, amigos, religiosos, inteligentes e, acima de tudo verdadeiros companheiros do bem. Na busca de uma educação a nossa altura teve o prazer de durante o período de três anos compartilharmos uma amizade recíproca e verdadeira ao lado do amigo e irmão, Antonio Gonçalo de Sousa, filho do casal agraciado por ocasião dos festejos alusivos aos 62 anos de convivência conjugal. Eles não estavam presentes a festa porque já se encontram com Deus, falo de Cotinha e Raimundo Bitu, amigos e compadres. Quero aproveitar a oportunidade e mandar um grande abraço a todos os procedentes desta amável família, que tanto admiro e tenho consideração.

    ResponderExcluir
  6. Lazaro goncalves de morais6 de novembro de 2012 às 13:19

    Que bom rever Mudim Gonçalo e dona Rita com saude e cheios de felicidade... abraço e que Deus os abençoi

    ResponderExcluir
  7. COM CERTEZA A RENOVAÇÃO DO CORAÇÃO DE JESUS É UMA DATA BASTANTE SIGNIFICATIVA PARA TODOS NÓS.DATA EM QUE COMEMORAMOS O ANIVERSÁRIO DE UMA LINDA UNIÃO CONJUGAL E O ANIVERSÁRIO DE UMA PESSOA MUITO ESPECIAL NAS NOSSAS VIDAS.
    DIA EM QUE TEMOS O GRANDE PRIVILÉGIO DE VÊ-LO AOS 86 ANOS COM UM SORRISO IRRADIANTE QUANDO RECEBE NA SUA CALÇADA SEUS AMIGOS E FAMILIARES PARA A CELEBRAÇÃO DO CORAÇÃO DE JESUS QUE ACONTECE A EXATAMENTE 62 ANOS.

    ResponderExcluir