Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Congresso desiste da insanidade de votar vetos.



Uma sucessão de articulações desastradas para montar um insano cronograma de votação dos 3.059 vetos presidenciais em uma sessão conjunta do Congresso Nacional impediu a apreciação, neste ano, do veto que a presidente Dilma Rousseff fez à nova "Lei de Royalties". A derrubada da decisão presidencial, articulada por parlamentares eleitos por estados não produtores de petróleo, permitiria a distribuição dos royalties de campos novos e daqueles já licitados e garantiria a divisão dos benefícios não só a estados como Rio de Janeiro e Espírito Santo, mas também aos que não têm o insumo em seu território.

Após reuniões, os líderes dos partidos interpretaram que a liminar do ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), que impediu a votação do veto dos royalties em regime de urgência, bloqueia votações no plenário do Congresso, incluindo o Orçamento da União, antes da apreciação dos vetos. Na prática, a análise desses vetos a toque de caixa é impossível já que alguns estão pendentes há mais de uma década: o  primeiro da fila, do ano 2000, ainda do governo Fernando Henrique Cardoso, dispensa instituições religiosas de recolher a contribuição previdenciária incidente sobre o salário pago a parte de seus funcionários. Além disso, há vetos sobre temas complexos e controversos, como o Código Florestal e o fator previdenciário.

2 comentários:

  1. Um Congresso que passa 12 anos sem votar o Veto Presidencial, deixa reunir 3.059 vetos, não tem moral nenhuma. Não pode ser chamado de Congresso. É Incompetente, subserviente, corrupto e vendido.

    ResponderExcluir
  2. o sitio saonto antonio situado na chapada do araripe esta virando vilas. um grupo de 4 pessoas estao loteando doda a area que deve ser presevada mais as autoridades nao estão nem ai. pois eles estão vendendo lotes no meio da chapada na area de fiscalização da (apa). são eles laurindo tavares, aurelio e seu irmao. a chapada do araripe em crato- no sitio santo antonio esta virando um loteamento sem controle.

    ResponderExcluir