Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 9 de dezembro de 2012

RECORDAÇÕES DO PASSADO - Postado Por Mundim do Vale


Transcrito do livro O CEARENSE.

Eu tinha 21 anos
No vigor da juventude
E vivia sempre alegre
Pois possuía saúde.
Saia pela tardinha
Ou então de manhanzinha
Com alegria e carinho.
Pois já era acostumado
Todo dia feriado
Ir pra casa de Bidinho.

Quando eu chegava lá
Era aquela animação
Zé Lucas no bandolim
E você no violão.
E do jeito que eu ia
Sempre com muita alegria
Todo cheio de esperança
Falava com a velha Zefa
Nunca mais essa tarefa
Se acaba em minha lembrança.

Era Josefa de Lucas
Que eu considerava tia
Com um sorriso nos lábios
Que sempre me recebia.
E quando eu chegava lá
Ela vinha me encontrar
Com seu gesto hospitaleiro
Como se eu fosse um sobrinho
Que merecesse carinho
De um coração verdadeiro.

Possuía 4 filhos
Que era a sua riqueza
Bidim, Zé Lucas, Miguel
E Anita com certeza.
Uma moça de respeito
Que da mãe herdou o jeito
De criatura de bem.
Uma jovem de primeira
Com uma educação caseira
Que muita gente não tem.

Nunca mais esquecerei
Zé Lucas e seu bandolim
Nas noites de lua clara
Ele tocava pra mim.
E eu às vezes cantava
E com isso me alegrava
Com aquela animação.
E você com sua viola
Fazia vibrar a mola
Dentro do meu coração.

Zé Lucas o do bandolim
Foi um grande amigo meu
Nascemos os dois num ano
Foi assim que aconteceu.
Mas a negra desventura
Levou ele  a sepultura
Ficou debaixo do chão.
Mas enquanto eu tiver vida
Essa pessoa querida
Não sai do meu coração.

Pra os 4 que Deus levou
Que estão na eternidade
Eu tenho plena certeza
E creio que é verdade.
Jesus Cristo o perdoou
E pra junto dele levou
Por ser grande onipotente.
Pois morrendo e merecendo
Eles estarão vivendo
Com Jesus eternamente.

Agora amigo Bidinho
Aceite esta poesia
Só por causa de você
Gostar de mim todo dia.
Fui visitar o Vicente
Que está muito doente
Mas ainda não morreu
E senti recordações
Olhando para os torrões
Lá onde você nasceu.

Autoria de Joaquim José de Oliveira ( Seu Quinco )
Sítio Chico, 17 de outubro de 1992.

2 comentários:

  1. E aí caro Mundim
    Venho aqui fazer fuxico
    Eu que nasci no xico
    E que tudo tá bom pra mim
    Queria saber, se sim
    Se foi um aperitivo
    Ou será qual o motivo
    O que nos tirou da linha
    Mas sei que esse trem vinha
    Carregado e emotivo.

    I aí primo véi um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Meu eterno e saudoso PAI, era , realmente, um grande admirador e amigo da família de dona ZEFA DE LUCAS. Ele lembrava, recordava, os seus tempos de rapaz no CHICO e suas redondezas com eles se divertindo, cantando, tocando nos encontros, nos leilões, nas renovações, nas novenas e nas festas que eles iam. Momentos felizes , para eles, inesqueciveis...Senti-me muito feliz e emocionada ao ver essa "poesia" postada nesse blog. Grata, MUNDIM e MORAIS. Grande abraço.

    ResponderExcluir